Autor: Desconhecido Material/Técnica: Metal / Fundição dourada Século: XVIII Procedência: Igreja Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito Dimensão: 125x18x14cm Dados Históricos: Um candelabro é um castiçal com vários braços (múltiplas velas). O candelabro de sete braços encontra-se ligado à cultura judaica, devido à sua menção no capítulo 25 do Livro do Êxodo, do Antigo Testamento. Lá, encontra-se o detalhamento
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Pintura policromada sobre madeira Século: XVIII Procedência: Catedral do Bom Jesus de Cuiabá Dimensão: 50x22x17 Dados Históricos: São Sebastião, desde cedo, foi muito generoso e dado ao serviço. Recebeu a graça do santo batismo e zelou por ele em relação à sua vida e à dos irmãos. Ao entrar para o serviço no Império como soldado, tinha muita
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Pintura policromada sobre madeira Século: XVIII Procedência: Igreja Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito Dimensão: 74x63x30cm Dados Históricos: Nossa Senhora do Rosário é o título mariano apresentado em referência a aparição da Santíssima Virgem Maria a São Domingos de Gusmão em 1214 na igreja do mosteiro de Prouille, na qual a mãe de Jesus entregou o
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Pintura policromada sobre madeira Século: XVIII Procedência: Catedral do Bom Jesus de Cuiabá Dimensões: 66 x 60 x 25 cm Dados Históricos: São José é descendente da casa real de Davi. É o esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. Nos Evangelhos ele aparece na infância de Jesus. Na Bíblia, São José é apresentado como
Autor: Desconhecido Material/Técnica: madeira/ talha/ douramento Século: XVIII Procedência: Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá Dimensão: 148x50x130cm Dados Históricos: Peça do séc. XVIII, do acervo da Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. O tocheiro é o suporte para a vela do Círio Pascal. O Círio Pascal é vela branca que representa a Luz de Cristo. Esta vela é usada
Quando Jesus disse: “consummatum est” e expirou, José de Arimatéia teve a “audácia de ir a Pilatos” (Mc 15, 43) pedir o corpo de Jesus para proceder ao sepultamento conforme o costume. Os Evangelhos nos contam que, uma vez concedida a licença, Jesus foi envolto num lençol e depositado num sepulcro novo. São Mateus fala
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Pintura Policromada sobre madeira Século: XVIII Procedência: Catedral do Bom Jesus de Cuiabá Dados Históricos: São João Batista nasceu milagrosamente em Aim Karim, cidade de Israel que fica a 6 quilômetros do centro de Jerusalém. Seu pai era um sacerdote do templo de Jerusalém chamado Zacarias. Sua mãe foi Santa Isabel, que era prima de Maria Mãe
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Madeira Século: XVIII Procedência: Igreja Senhor Bom Jesus de Cuiabá Dimensão: 85x51x45cm Dados Históricos: Nossa Senhora da Piedade é um Título e uma imagem da Virgem Maria inspirados na famosa “Pietá”, de Michelangelo e em Nossa Senhora das Dores. Trata-se de uma imagem que “fala” pela força da expressão artística. Na imagem, Nossa Senhora está com seu
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Pintura policromada e carnação sobre madeira Século: XVIII Procedência: Igreja Nossa Senhora dos Passos Dimenssão: 85x79x33cm Dados Históricos: Nossa Senhora das Dores surge representada sendo ferida por sete espadas no seu coração imaculado (algumas vezes, uma só espada), dado ter sido trespassada por uma espada de dor, quando da Paixão e Morte de seu Filho, unindo-se ao
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Pintura policromada sobre madeira Século: XVIII Procedência: Catedral do Bom Jesus de Cuiabá Dimensão: 180m Dados Históricos: Em 1673, Santa Margarida Maria de Alacaque recebeu várias revelações de Jesus Cristo que a fizeram formar uma equipe de apóstolos a essa devoção. Em uma dessas revelações, Santa Margarida foi incumbida de pedir ao rei Luís XIV que consagrasse
Oratório Branco de Mesa Autor: Desconhecido Material/Técnica: Madeira/Entalhe/Pintura Procedência: Antiga Catedral do Senhor do Bom Jesus de Cuiabá Período: Século XVIII Dimensão: 69x56x34 cm Dados Históricos: Peça de madeira com pintura branca e desenhos azulados que simulam uma superfície marmórea, com detalhes de estrelas de cinco pontas na cor azul e fundo de papel com detalhes fitomorfos; Seu uso remonta à
Oratório de Lapinha Autor: Desconhecido Material: Madeira Maciça/Pigmentação branca acinzentada Procedência: Catedral do Senhor do Bom Jesus de Cuiabá Período: Século XVIII Dimensão: 89x66x33cm Dados Históricos: Oratório de mesa em madeira maciça pintada na cor branca com a parte superior arqueada em entalhes simple.Seu uso remonta à Idade Média. Os registros mais remotos encontrados relatam que as primeiras caravelas