Autor: Clínio de Moura Material/Técnica: Modelagem em argila Procedência: SECEL-MT Dimensão: 43×15 cm Author: Clínio de Moura Material/Technical: Clay modeling Origin: SECEL-MT Dimension: 43×15 cm
Autor: Clínio de Moura Material/Técnica: Modelagem em argila Procedência: SECEL-MT Dimensão: 37×12 cm Author: Clínio de Moura Material/Technical: Clay modeling Origin: SECEL-MT Dimension: 37×12 cm
Autor: Clínio de Moura Material/Técnica: Modelagem em argila Procedência: SECEL-MT Dimensão: 36×13 cm Author: Clínio de Moura Material/Technical: Clay modeling Origin: SECEL-MT Dimension: 36×13 cm
Autor: Clínio de Moura Material/Técnica: Modelagem em argila Procedência: SECEL-MT Dimensão: 40×15 cm Author: Clínio de Moura Material/Technical: Clay modeling Origin: SECEL-MT Dimension: 40×15 cm
Autor: Clínio de Moura Material/Técnica: Modelagem em argila Procedência: SECEL-MT Dimensão: 48×20 cm Author: Clínio de Moura Material/Technical: Clay modeling Origin: SECEL-MT Dimension: 48×20 cm
Autor: Clínio de Moura Material/Técnica: Modelagem em argila Procedência: SECEL-MT Dimensão: 30×18 cm Author: Clínio de Moura Material/Technical: Clay modeling Origin: SECEL-MT Dimension: 30×18 cm
Autor: Clínio de Moura Material/Técnica: Modelagem em argila Procedência: SECEL-MT Dimensão: 33×23 cm Author: Clínio de Moura Material/Technical: Clay modeling Origin: SECEL-MT Dimension: 33×23 cm
Autor: Clínio de Moura Material/Técnica: Modelagem em argila Século: XX Procedência: SECEL-MT Dimensão: 36×13 cm Author: Clínio de Moura Material/Technical: Clay modeling 20th Century Origin: SECEL-MT Dimension: 36×13 cm
Autor: Clínio de Moura Material/Técnica: Modelagem em argila Século: XX Procedência: SECEL-MT Dimensão: 41×11 cm Author: Clínio de Moura Material/Technical: Clay modeling 20th Century Origin: SECEL-MT Dimension: 41×11 cm
Autor: Clínio de Moura Material/Técnica: Modelagem em argila Século: XX Procedência: SECEL-MT Dimensão: 34×12 cm Author: Clínio de Moura Material/Technical: Clay modeling 20th Century Origin: SECEL-MT Dimension: 34×12 cm
Autor: Clínio de Moura Material/Técnica: Modelagem em argila Século: XX Procedência: SECEL-MT Dimensão: 35x09cm Author: Clínio de Moura Material/Technical: Clay modeling 20th Century Origin: SECEL-MT Dimension: 35x09cm
Autor: Desconhecido Material: Gesso Procedência: Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá Dimensão: 60x20x50cm Dados Históricos: São Luiz Gonzaga, nasceu em 9 de março de 1568, em Roma, Itália. Seu nome de batismo era Castiglione delle Stiviere. Primogênito, filho de um príncipe do Sacro Império chamado Ferrante Gonzaga. Seu pai era um nobre comandante do exército imperial, que detinha o
Autor: Desconhecido Material: Gesso Século: XIX Procedência: Antiga Igreja Senhor Bom Jesus de Cuiabá Dimensão: 66x22x58cm Dados Históricos: São Francisco de Assis nasceu em Assis, Itália, em 1182. Era filho de Pedro Bernardone, um rico comerciante, e Pia, de família nobre da Provença. Na juventude, Francisco era muito rico e esbanjava dinheiro com ostentações. Porém, os negócios de seu pai não
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Pintura policromada sobre madeira Século: XVIII Procedência: Antiga Igreja Senhor Bom Jesus de Cuiabá Dimensão: 125x180x70cm Dados Históricos: Santa Ana foi a mãe da Virgem Maria e avó de Jesus Cristo. Ana, cujo nome em hebraico significa graça, pertencia à família do sacerdote Aarão. Seu marido, São Joaquim, pertencia à família real de Davi. Conta-se que Joaquim
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Pintura policromada sobre madeira Século: XVIII Procedência: Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá Dimensão: 180x103x55com Dados Históricos: São Miguel é considerado o guardião celeste, o príncipe e guerreiro, que defende o trono celestial. Ele é também o defensor e protetor filhos de Deus e de sua igreja, é Padroeiro da Igreja Católica. São Miguel Arcanjo é o
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Gesso/ modelagem/ tinta acrílica/ vidro Século: XIX Procedência: Catedral do Bom Jesus de Cuiabá Dimensão: 120x45x150cm Dados Históricos: Uma multidão de pecadores, de publicanos e soldados, fariseus e saduceus e prostitutas recebiam o batismo. E Jesus se põe no meio dos pecadores, como solidário com eles, para trazer-lhes a salvação. Então, o batismo de Jesus foi um
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Gesso/ modelagem/ tinta acrílica/ vidro Século: XIX Procedência: Catedral do Bom Jesus de Cuiabá Dimensão: 170x50x150cm Dados Históricos: São João Batista nasceu milagrosamente em Aim Karim, cidade de Israel que fica a 6 quilômetros do centro de Jerusalém. Seu pai era um sacerdote do templo de Jerusalém chamado Zacarias. Sua mãe foi Santa Isabel, que era prima de
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Gesso/ modelagem/ tinta acrílica/ vidro Século: XIX Procedência: Catedral do Bom Jesus de Cuiabá Dimensão: 112x40x93cm Dados Históricos: São Pedro nasceu em Betsaida, um pequeno vilarejo às margens do lago de Genesaré, ou Mar da Galiléia, no norte de Israel. Seu nome de nascimento era Simão. Quando conheceu Jesus, Simão era casado e morava em Cafarnaum, importante cidade
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Gesso/tinta acrílica/vidro Século: XIX Procedência: Catedral do Bom Jesus de Cuiabá Dimensão: 140x43x85 cm Dados Históricos: São Sebastião, desde cedo, foi muito generoso e dado ao serviço. Recebeu a graça do santo batismo e zelou por ele em relação à sua vida e à dos irmãos. Ao entrar para o serviço no Império como soldado, tinha muita saúde
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Gesso/ modelagem/ tinta acrílica/ vidro Século: XIX Procedência: Catedral do Bom Jesus de Cuiabá Dimensão: 120x45x114 cm Dados Históricos: Jesus é o bom pastor dos Seus crentes, assim como os pastores eram de suas ovelhas. Um bom pastor protege suas ovelhas e cuida delas com carinho. Jesus faz o mesmo com todos que creem e põem sua confiança
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Metal / Fundição dourada Século: XVIII Procedência: Igreja Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito Dimensão: 125x18x14cm Dados Históricos: Um candelabro é um castiçal com vários braços (múltiplas velas). O candelabro de sete braços encontra-se ligado à cultura judaica, devido à sua menção no capítulo 25 do Livro do Êxodo, do Antigo Testamento. Lá, encontra-se o detalhamento
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Pintura policromada sobre madeira Século: XVIII Procedência: Catedral do Bom Jesus de Cuiabá Dimensão: 50x22x17 Dados Históricos: São Sebastião, desde cedo, foi muito generoso e dado ao serviço. Recebeu a graça do santo batismo e zelou por ele em relação à sua vida e à dos irmãos. Ao entrar para o serviço no Império como soldado, tinha
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Pintura policromada sobre madeira Século: XVIII Procedência: Igreja Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito Dimensão: 74x63x30cm Dados Históricos: Nossa Senhora do Rosário é o título mariano apresentado em referência a aparição da Santíssima Virgem Maria a São Domingos de Gusmão em 1214 na igreja do mosteiro de Prouille, na qual a mãe de Jesus entregou o
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Pintura policromada sobre madeira Século: XVIII Procedência: Catedral do Bom Jesus de Cuiabá Dimensões: 66 x 60 x 25 cm Dados Históricos: São José é descendente da casa real de Davi. É o esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. Nos Evangelhos ele aparece na infância de Jesus. Na Bíblia, São José é apresentado como
Autor: Desconhecido Material/Técnica: madeira/ talha/ douramento Século: XVIII Procedência: Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá Dimensão: 148x50x130cm Dados Históricos: Peça do séc. XVIII, do acervo da Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. O tocheiro é o suporte para a vela do Círio Pascal. O Círio Pascal é vela branca que representa a Luz de Cristo. Esta vela é usada
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Pintura Policromada sobre madeira Século: XVIII Procedência: Catedral do Bom Jesus de Cuiabá Dados Históricos: São João Batista nasceu milagrosamente em Aim Karim, cidade de Israel que fica a 6 quilômetros do centro de Jerusalém. Seu pai era um sacerdote do templo de Jerusalém chamado Zacarias. Sua mãe foi Santa Isabel, que era prima de Maria
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Madeira Século: XVIII Procedência: Igreja Senhor Bom Jesus de Cuiabá Dimensão: 85x51x45cm Dados Históricos: Nossa Senhora da Piedade é um Título e uma imagem da Virgem Maria inspirados na famosa “Pietá”, de Michelangelo e em Nossa Senhora das Dores. Trata-se de uma imagem que “fala” pela força da expressão artística. Na imagem, Nossa Senhora está com
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Pintura policromada e carnação sobre madeira Século: XVIII Procedência: Igreja Nossa Senhora dos Passos Dimenssão: 85x79x33cm Dados Históricos: Nossa Senhora das Dores surge representada sendo ferida por sete espadas no seu coração imaculado (algumas vezes, uma só espada), dado ter sido trespassada por uma espada de dor, quando da Paixão e Morte de seu Filho, unindo-se ao
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Pintura policromada sobre madeira Século: XVIII Procedência: Catedral do Bom Jesus de Cuiabá Dimensão: 180m Dados Históricos: Em 1673, Santa Margarida Maria de Alacaque recebeu várias revelações de Jesus Cristo que a fizeram formar uma equipe de apóstolos a essa devoção. Em uma dessas revelações, Santa Margarida foi incumbida de pedir ao rei Luís XIV que consagrasse
Oratório Branco de Mesa Autor: Desconhecido Material/Técnica: Madeira/Entalhe/Pintura Procedência: Antiga Catedral do Senhor do Bom Jesus de Cuiabá Período: Século XVIII Dimensão: 69x56x34 cm Dados Históricos: Peça de madeira com pintura branca e desenhos azulados que simulam uma superfície marmórea, com detalhes de estrelas de cinco pontas na cor azul e fundo de papel com detalhes fitomorfos; Seu uso remonta à
Oratório de Lapinha Autor: Desconhecido Material: Madeira Maciça/Pigmentação branca acinzentada Procedência: Catedral do Senhor do Bom Jesus de Cuiabá Período: Século XVIII Dimensão: 89x66x33cm Dados Históricos: Oratório de mesa em madeira maciça pintada na cor branca com a parte superior arqueada em entalhes simple.Seu uso remonta à Idade Média. Os registros mais remotos encontrados relatam que as primeiras caravelas
Oratório de Viagem Autor: Desconhecido Material: Madeira/Tecido/Carpintaria Rústica Procedência: Antiga Catedral do Senhor do Bom Jesus de Cuiabá Período: Século XIX Dimensão: 48x25x43cm Dados Históricos: Peça de madeira sem entalhes, com revestimento interno de tecido adamascado. Seu uso remonta à Idade Média. Os registros mais remotos encontrados relatam que as primeiras caravelas que aportaram no Brasil no séc. XVI traziam um
Oratório de Salão Autor: Desconhecido Material: Madeira/Torneamento Procedência: Doação de Padre Luilson Sávio Lebre Pouso da Silva Século: XVIII Dimensão: 103x27x60 Dados Históricos: Seu uso remonta à Idade Média. Os registros mais remotos encontrados relatam que as primeiras caravelas que aportaram no Brasil no séc. XVI traziam um oratório que guardava uma imagem de Nossa Senhora da Esperança. No entanto, seu
Oratório Envidrado de Mesa/Nicho para Viagem Autor: Desconhecido Material/Técnica: Madeira/Cera/Vidro/Papel/Talhamento/Encerramento/Aplicação de papel Procedência: Desconhecida Século: XX Dimensão: 48x76x23 cm Dados Históricos: Peça de madeira encerada de forma quadrada, em linhas retas. As portas e as laterais são de vidro com moldura de madeira. A ornamentação interna é feita de papel colorido; Seu uso remonta à Idade Média. Os registros mais remotos
Oratório Envidrado de Viagem Autor: Desconhecido Material: Madeira/Entalhe/Enceramento/Vidro Procedência: Catedral do Senhor do Bom Jesus de Cuiabá Século: XX Dimensão: 65x32x22 Dados Históricos: Peça de madeira encerada com entalhes simples, sem ornamentação. Os oratórios são objetos que expressam a fé e a religiosidade da humanidade desde os tempos mais remotos e refletem a passagem do universo grandioso das igrejas para
Oratório Envidrado de Salão Autor: Desconhecido Material/Técnica: Madeira/Cera/Tecido/ Vidro/Entalhe/Enceramento Século: XX Procedência: Catedral Senhor do Bom Jesus de Cuiabá Dimensão: 120 x 70 x 41 cm Dados Históricos: Peça de madeira com entalhes simples sem torneamento, revestida internamente de veludo vermelho. Os oratórios são objetos que expressam a fé e a religiosidade da humanidade desde os tempos mais remotos e
Oratório Preto Autor: Desconhecido Material/Técnica: Madeira/Entalhe/Enceramento Procedência: Catedral do Senhor do Bom Jesus de Cuiabá Século: XVIII Dimensão: 47,5x76x36 cm Data Históricos: Peça de madeira encerada sem entalhes acompanha a imagem de Santa Rosa de Lima do Século XVII, possivelmente trazida pelos bandeirantes (1719) e na época da construção da Igreja Nossa Senhora do Rosário (1730) e colocada
Oratório de Chão Autor: Desconhecido Material: Madeira/Papel/Vidro/ Entalhe/Cera/Papelagem ou Papier collé Procedência: Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá Século: XIX Dimensão: 220x55x89 cm Dados Históricos: Peça de madeira encerada com entalhes em forma de voluta na parte superior, com uma cruz torneada. A parte interna é revestida em papel com motivos fitomorfos. Os oratórios são objetos que expressam a
Oratório Preto de Mesa para Viagem Autor: Desconhecido Material/Técnica: Madeira/Entalhe/Policromia Século: XVIII Procedência: Doado por Lucas Hirooka Dimensão: 37x71x26 cm Dados Históricos: Peça de madeira com detalhes de pintura com motivos florais; as portas têm entalhes almofadados. Doado por Lucas Hirooka.Os oratórios são objetos que expressam a fé e a religiosidade da humanidade desde os tempos mais remotos e refletem a
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Madeira Policromada Dourada Século: XVIII Procedência: Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá Dimensão: 84 cm Dados Históricos: Símbolo da purificação pela iluminação, bem como pelo fogo, o tocheiro que é um objeto grande que serve para colocar tochas, é emblema da verdade e está associado ao poder solar, tal como a chama. A simbologia da tocha, por sua
Autor: Desconhecido Material: Madeira Século: XIX Procedência: Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá Dado Históricos: Mesa de Altar que acompanhava o Retabúlo Neoclássico. As mesas de altares são plataformas altas, feitas de madeira, rocha, ou outra estrutura que possibilite ao sacerdote, líder ou mentor espiritual, a realizar celebrações religiosas em um templo religioso ou local sagrado. Author: Unknown Material: Wood 19th century
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Madeira/ Entalhe/Policromia Procedência: Catedral do Senhor do Bom Jesus de Cuiabá Século: Dado Históricos: As mesas de altares são plataformas altas, feitas de madeira, rocha, ou outra estrutura que possibilite ao sacerdote, líder ou mentor espiritual, a realizar celebrações religiosas em um templo religioso ou local sagrado. Author: Unknown Material / Technique: Wood / Carving / Polychromy Origin: Good
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Madeira/ Entalhe/Policromia Procedência: Catedral do Senhor do Bom Jesus de Cuiabá Século: Dado Históricos: As mesas de altares são plataformas altas, feitas de madeira, rocha, ou outra estrutura que possibilite ao sacerdote, líder ou mentor espiritual, a realizar celebrações religiosas em um templo religioso ou local sagrado. Author: Unknown Material / Technique: Wood / Carving / Polychromy
Autor: Desconhecido Material: Madeira/Torneamento/Pintura Procedência: Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá Período: Século XVIII Dimensão: 189x63x79 cm Dados Históricos: Peça de madeira torneada e pintada – atualmente usada com a imaginária de São Sebastião; Os oratórios são objetos que expressam a fé e a religiosidade da humanidade desde os tempos mais remotos e refletem a passagem do universo grandioso das