Autor: Desconhecido Material/Técnica: Metal/fundição/cinzelamento Século: XVIII Procedência: Igreja Nossa Senhora do Rosário Capela São Benedito Dimensão: 20x54cm Dados Históricos: O crucifixo é a cruz de Cristo, é a cruz da crucificação, símbolo de veneração do sacrifício de Jesus Cristo na tradição cristã. O crucifixo é também chamado de Cruz Episcopal. Tem as formas de uma cruz latina, com a inscrição: I.N.R.
Autor: Fábrica Redemptor (F.R) Material/Técnica: Metal/fundição prata/cinzelamento Século: XVIII Procedência: Igreja Nossa Senhora do Rosário Capela São Benedito Dimensão: 21x10cm Dados Históricos: Castiçal, candeeiro com um só foco luminoso, como vela ou lâmpada, foi um elemento determinante na decoração das casas. Desde sua criação (sem data especifica), constituiu-se numa peça indispensável para clarear a mesa, a toalete e toda a atividade
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Metal Prateado/ fundição Século: XVII Procedência: Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito Dimensão: 33,5X16X16cm Dados Históricos: A Menorá ou Menorah, que representa a luz da Torá, é um dos principais símbolos judaicos. Presente em templos e em sinagogas, está sempre iluminado. Isso acontece não para iluminar esses locais consagrados aos cultos religiosos, mas porque simboliza a
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Madeira/Marfim/Policromia/ Procedência: Igreja Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito Século: XVIII Dimensão: 63x37x8 cm Dados Históricos: Cruz talhada em madeira pigmentada com policromia dourada e possível aplicação de folha de ouro. A escultura de Cristo foi talhada no marfim e esculpida em três blocos compositores, sendo os braços anexados ao tronco da peça. Um dos mais
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Madeira/Prata/Policromia/Fundição Procedência: Igreja Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito Século: XVIII Dimensão: 63x39x8 Dados Históricos: Talha em madeira com pigmentação policromada, Tem uma insígnia e quatro ponteiras feitas de prata fundida e cinzelada. O crucifixo é a cruz de Cristo, é a cruz da crucificação, símbolo de veneração do sacrifício de Jesus Cristo na tradição cristã.
Autor: desconhecido Material: Gesso Século: XIX Procedência: Catedral do Bom Jesus de Cuiabá Dimensão: 100x25x73 cm Dados Históricos: Anjos (do latim angelus e do grego ángelos (ἄγγελος), mensageiro), são seres celestiais e espirituais, conservos de Deus como os homens, que servem como ajudantes ou mensageiros de Deus. Eles vivem no domínio espiritual, que é um nível de existência acima do Universo
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Metal/Fundição Procedência: Igreja Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito Século: XIX Dimensão: 45×33 cm Dados Históricos: Castiçal, candeeiro com um só foco luminoso, como vela ou lâmpada, foi um elemento determinante na decoração das casas. Desde sua criação (sem data especifica), constituiu-se numa peça indispensável para clarear a mesa, a toalete e toda a atividade noturna
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Metal/ Fundição/ Cinzelamento Século: XIX Procedência: Igreja da Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito Dimensão: 44x85x27 cm Dados Históricos: Castiçal, candeeiro com um só foco luminoso, como vela ou lâmpada, foi um elemento determinante na decoração das casas. Desde sua criação (sem data especifica), constituiu-se numa peça indispensável para clarear a mesa, a toalete e
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Metal / Fundição dourada Século: XVIII Procedência: Igreja Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito Dimensão: 125x18x14cm Dados Históricos: Um candelabro é um castiçal com vários braços (múltiplas velas). Author: Unknown Material / Technique: Metal / Golden Casting 19th century Origin: Our Lady of Rosary Church and Saint Benedict Chapel Dimension: 125x18x14cm Historical Data: A chandelier is a candlestick with
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Metal/ Fundição/ Cinzelamento Século: XIX Procedência: Igreja da Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito Dimensão: 51cm Dados Históricos: Castiçal, candeeiro com um só foco luminoso, como vela ou lâmpada, foi um elemento determinante na decoração das casas. Desde sua criação (sem data especifica), constituiu-se numa peça indispensável para clarear a
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Metal/fundição Século: XIX Procedência: Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá Dimensão: 27x12x38 Dados Históricos: É semelhante ao cálice, mas tem uma tampa. Nela se colocam as hóstias. Após a Missa é guardada no Sacrário com as hóstias consagradas. Author: Unknown Material/Technical: Metal/foundry 19thCentury Origin: Good Jesus of Cuiabá Cathedral Dimension: 27x12x38 Historical Data: It is similar to the cup, but has
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Metal/ Fundição/ Cinzelamento Século: XIX Procedência: Igreja da Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito Dimensão: 19x57cm Dados Históricos: Castiçal, candeeiro com um só foco luminoso, como vela ou lâmpada, foi um elemento determinante na decoração das casas. Desde sua criação (sem data especifica), constituiu-se numa peça indispensável para clarear a mesa, a toalete e toda a
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Madeira/Marfim/Prata/Entalhe/Fundição/Policromia Século: XVIII Procedência: Igreja Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito Dimensão: 1,03x30x25 cm Dados Históricos: O crucifixo é a cruz de Cristo, é a cruz da crucificação, símbolo de veneração do sacrifício de Jesus Cristo na tradição cristã. O crucifixo é também chamado de Cruz Episcopal. O crucifixo tem as
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Madeira/Marfim/Prata/Entalhe/Fundição/Policromia Século: XVIII Procedência: Igreja Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito Dimensão: 98x38x18 cm Dados Históricos: O crucifixo é a cruz de Cristo, é a cruz da crucificação, símbolo de veneração do sacrifício de Jesus Cristo na tradição cristã. O crucifixo é também chamado de Cruz Episcopal. O crucifixo tem as
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Madeira/Metal/ Entalhe/Policromia/Fundição Procedência: Doação do Padre Luilson Sávio Lebre Pouso da Silva Século: XVIII Dimensão: 80x38x18 cm Dados Históricos: Peça talhada em madeira com pigmentação policromada e carnação aplicada na escultura de Jesus Cristo preso à cruz. O crucifixo é a cruz de Cristo, é a cruz da crucificação, símbolo de veneração do
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Metal fundido/papel/Encadernação Século: XIX Procedência: Acervo pessoal de Dom Aquino Corrêa Dimensão: 40×28 Dados Históricos: O Missal Romano é o livro usado nas missas de rito romano para as leituras próprias do celebrante (um clérigo). Ele contém vários tipos de orações eucarísticas. A reforma mais recente dos textos do missal, aconteceu durante e após o Concílio Vaticano II,
Autor: Desconhecido Material/Técnica: / Procedência: Século: Dimensão: Dados Históricos: Já nos primeiros séculos da Igreja fazia-se necessário a existência de um receptáculo digno para se guardar a Eucaristia. De início, utilizavam-se pequenos vasos ou caixas chamados de arca ou arcula para guardar a Eucaristia reservada aos doentes e também para os fiéis levarem a Eucaristia para
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Madeira Policromada Dourada Século: XVIII Procedência: Igreja do Rosário e São Benedito Dimensão: 82x3x08 cm Dados Históricos: Um dos mais importantes símbolos do cristianismo e do catolicismo, o crucifixo representa a cruz onde Jesus Cristo morreu. As representações do crucifixo também podem trazer ossos e uma caveira em sua base. No cristianismo e no catolicismo, o uso do crucifixo
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Metal/fundição/cinzelamento Século: XIX Procedência: Igreja Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito Dimensão: 10x31x20 Dados Históricos: Durante a Missa da Unidade é realizada a Bênção dos Santos Óleos, a serem utilizados pelas paróquias para a celebração dos sacramentos: Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. Não se sabe com precisão, como e quando teve início a bênção
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Metal/ Fundição/ Prata Século: XVII Procedência: Igreja da Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito Dimensão: 37x37cm – base 46×20 Dados Históricos: O design do ostensório, normalmente confeccionado em ouro tem um significado, que vai muito além de simplesmente ser um objeto pomposo. Ele representa o sol resplandecente com raios saindo do centro, cujo simbolismo é
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Metal/ Fundição dourada Século: XX Procedência: Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá Dimensão: 58x32cm Dados Históricos: O design do ostensório, normalmente confeccionado em ouro tem um significado, que vai muito além de simplesmente ser um objeto pomposo. Ele representa o sol resplandecente com raios saindo do centro, cujo simbolismo é evidente, a Luz de Cristo Espalhando-se
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Metal/Fundição Dourada Procedência: Igreja Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito Século: XIX Dimensão: 78x39x12cm Dados Históricos: O crucifixo é a cruz de Cristo, é a cruz da crucificação, símbolo de veneração do sacrifício de Jesus Cristo na tradição cristã. O crucifixo é também chamado de Cruz Episcopal. O crucifixo tem as formas de uma cruz
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Metal/Fundição Dourada Século: XIX Procedência: Igreja Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito Dimensão: 76x31x18 cm Dados Históricos: O crucifixo é a cruz de Cristo, é a cruz da crucificação, símbolo de veneração do sacrifício de Jesus Cristo na tradição cristã. O crucifixo é também chamado de Cruz Episcopal. O crucifixo tem
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Metal/ fundição/ cinzelamento Século: XX Procedência: Igreja Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito Dimensão: 17x17x13cm Dados Históricos: Durante a missa pré-conciliar (que se celebrava em latim, e na qual os fiéis viam o sacerdote de costas), muitos fiéis se desconcentraram, se distraíam e não distinguiam os diferentes momentos da celebração. Então, para chamar a atenção
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Metal/ fundição/ cinzelamento Século: XX Procedência: Igreja da Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito Dimensão: 22x21x18cm Dados Históricos: Durante a missa pré-conciliar (que se celebrava em latim, e na qual os fiéis viam o sacerdote de costas), muitos fiéis se desconcentraram, se distraíam e não distinguiam os diferentes momentos
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Metal/ Fundição/ Cinzelamento Século: XIX Procedência: Igreja da Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito Dimensão: 44x85x27 cm Dados Históricos: Castiçal, candeeiro com um só foco luminoso, como vela ou lâmpada, foi um elemento determinante na decoração das casas. Desde sua criação (sem data especifica), constituiu-se numa peça indispensável para clarear a mesa, a toalete e
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Metal / Fundição dourada Século: XVIII Procedência: Igreja Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito Dimensão: Dados Históricos: Um candelabro é um castiçal com vários braços (múltiplas velas). Author: Unknown Material / Technique: Metal / Golden Casting 19th century Origin: Nossa Senhora do Rosário Church and Saint Benedict Chapel Dimension: Historical Data: A chandelier is a candlestick
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Metal dourado/fundição Século: XX Procedência: Catedral do Bom Jesus de Cuiabá Dimensão: 18x13cm Dados Histórico: Peça doada a Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus Cuiabá pelo Papa João Paulo II em sua visita na data de 1991.O cálice, do latim calix ou do grego kylix que era usado nos simpósios, é um recipiente destinado a conter
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Metal dourado/fundição Século: XX Procedência: Catedral do Bom Jesus de Cuiabá Dimensão: 16x33cm Dados Históricos: Convênio firmado entre a Fundação Cultural e a Mitra Arquidiocesana de Cuiabá em seis de novembro de 1981, com lista de acervo em anexo. A Patena é uma espécie de prato utilizado pelos católicos nas Missas onde se consagra o pão e
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Metal/fundição Século: XIX Procedência: Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá Dimensão: 27x12x38 Dados Históricos: É semelhante ao cálice, mas tem uma tampa. Nela se colocam as hóstias. Após a Missa é guardada no Sacrário com as hóstias consagradas. Author: Unknown Material/Technical: Metal/foundry 19thCentury Origin: Cathedral Good Lord Jesus of Cuiaba Dimension: 27x12x38 Historical Data: It is similar to the cup, but
Caldeirinha Autor: Desconhecido Material/Técnica: Metal/ fundição/ cinzelamento Século: XVIII Procedência: Igreja Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito Dimensão: 29x15cm Dados Históricos: Local onde fica a água benta que o padre asperge sobre a comunidade ou algum objeto que vai ser benzido. Hissope Autor: Desconhecido Material/Técnica: Metal/ fundição/ cinzelamento Século: XVIII Procedência: Igreja Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito Dimensão: 16 cm Dados
Autor: Desconhecido Técnica: Metal/Prata Material Procedência: Igreja Nossa Senhora e São Benedito Dimensões: 57x150x89, 5cm Dados Históricos: Um lustre, candelabro ou lampadário é um candeeiro suspenso com mais de um foco luminoso, como velas ou lâmpadas. Os lustres modernos são frequentemente bastante decorados, com dezenas de lâmpadas e arranjos complexos de vidro ou outros materiais que iluminam um espaço interior
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Metal/Prata Procedência: Igreja Nossa Senhora Rosário e São Benedito Dimensão: 152x265x86 cm Dados Históricos: Um lustre, candelabro ou lampadário é um candeeiro suspenso com mais de um foco luminoso, como velas ou lâmpadas. Os lustres modernos são frequentemente bastante decorados, com dezenas de lâmpadas e arranjos complexos de vidro ou outros materiais que iluminam um espaço interior
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Metal/Prata Procedência: Igreja Nossa Senhora Rosário e São Benedito Dimensão: 105x28x87 cm Dados Históricos: Um lustre, candelabro ou lampadário é um candeeiro suspenso com mais de um foco luminoso, como velas ou lâmpadas. Os lustres modernos são frequentemente bastante decorados, com dezenas de lâmpadas e arranjos complexos de vidro ou outros materiais que iluminam um espaço interior
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Madeira Policromada Dourada Século: XVIII Procedência: Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá Dimensão: 65 cm Dados Históricos: Símbolo da purificação pela iluminação, bem como pelo fogo, o tocheiro que é um objeto grande que serve para colocar tochas, é emblema da verdade e está associado ao poder solar, tal como a chama. A simbologia da tocha, por
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Madeira Policromada Dourada Século: XVIII Procedência: Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá Dimensão: 84 cm Dados Históricos: Símbolo da purificação pela iluminação, bem como pelo fogo, o tocheiro que é um objeto grande que serve para colocar tochas, é emblema da verdade e está associado ao poder solar, tal como a chama. A simbologia da tocha, por
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Metal/fundição/cinzelamento Século: XX Procedência: Catedral Senhor Bom Jesus Cuiabá Dimensão: 34x14cm Dados Históricos: No cristianismo , alguns anglicanos , católicos e luteranos igrejas soam seus sinos da igreja de belltowers três vezes por dia, às 6:00, 12:00 pm e 6:00, convocando os fiéis a recitar a oração do Senhor , ou o Angelus , uma oração recitada em
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Madeira/Cola/Papel Machê/Tinta Acrílica; Procedência: Igreja Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito Século: XVIII Dimensão: 90×24 cm Dados Históricos: O crucifixo é a cruz de Cristo, é a cruz da crucificação, símbolo de veneração do sacrifício de Jesus Cristo na tradição cristã. O crucifixo é também chamado de Cruz Episcopal. O crucifixo tem as formas de uma
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Papel machê/gesso/tinta/vidro/madeira Século: XIX Procedência: Acervo Pessoal de Dom Aquino Corrêa Dimensão: 93x44x12 cm Dados Históricos: O crucifixo é a cruz de Cristo, é a cruz da crucificação, símbolo de veneração do sacrifício de Jesus Cristo na tradição cristã. O crucifixo é também chamado de Cruz Episcopal. O crucifixo tem as formas de
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Madeira/Entalhe Procedência: Desconhecida Século: XVIII Dimensão: 72x38x3/46x30x9 cm Dados Históricos: A cruz processional, como o próprio nome diz, é uma cruz com a imagem do crucificado que possui uma haste e é conduzida nas procissões por um acólito ou coroinha denominado cruciferário. Para a Celebração Eucarística, o cruciferário conduz a cruz processional elevada na procissão de entrada, ladeado
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Madeira/Entalhe Procedência: Desconhecida Século: XVIII Dimensão: 77x39x10 cm Dados Históricos: A cruz processional, como o próprio nome diz, é uma cruz com a imagem do crucificado que possui uma haste e é conduzida nas procissões por um acólito ou coroinha denominado cruciferário. Para a Celebração Eucarística, o cruciferário conduz a cruz processional elevada na procissão de entrada,
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Madeira/Entalhe Procedência: Desconhecida Século: XVIII Dimensão: 72x40x06 Dados Históricos: A cruz processional, como o próprio nome diz, é uma cruz com a imagem do crucificado que possui uma haste e é conduzida nas procissões por um acólito ou coroinha denominado cruciferário. Para a Celebração Eucarística, o cruciferário conduz a cruz processional elevada na procissão de entrada, ladeado pelos
Autor: Desconhecido Material/Técnica: Madeira/Metal Procedência: Antiga Catedral do Senhor do Bom Jesus de Cuiabá Século: XIX Dimensão: 149×6 cm Dados Históricos: As procissões era lindíssimas, percorrendo as principais ruas da localidade. Geralmente filas duplas, tendo à frente a Cruz Processional conduzida por um membro da confraria Içada sobre uma haste e aos lados, direita e esquerda a figura dos tocheiros ou