Exposição Presepio: Arte, Tradição e o Imaginario Natalino

• Exposição Presepio: Arte, Tradição e o Imaginario Natalino
21 nov

Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer de Mato Grosso, Museu de Arte Sacra, Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho e Ação Cultural apresentam:

“Presépios: Arte, Tradição e o Imaginário Natalino”

A Madonna é um dos temas mais populares da arte sacra, representada como uma figura maternal, protetora e compassiva. Normalmente, ela é pintada com uma auréola acima de sua cabeça, segurando o menino Jesus nos braços e acompanhada por diversos símbolos, como a estrela de Belém, a árvore de Jessé, um anjo, a coroa de espinhos e, às vezes, com a imagem de alguns santos aos seus pés e com o Santo José representando a sagrada família.

A primeira imagem pintada a ser encontrada foi de Maria, com o Menino Jesus nos braços em um mural pintado nas Catacumbas de Priscila, em Roma (Itália), datada do século III d.C. Um símbolo muito importante na cultura cristã, sendo observada em igrejas e capelas, pinturas, esculturas, ícones diversos e outros meios de expressão artística.

Já o presépio, um dos elementos mais tradicionais da celebração do Natal, é a representação da cena do nascimento de Jesus. Em sua manjedoura, Ele está acompanhado de seus pais José e Maria, além dos animais que ali estavam e os três Reis Magos que vieram trazer presentes ao menino recém-nascido. A palavra presépio tem origem no termo latino praesepe, que significa estábulo e curral.
A montagem de presépios tornou-se tradição a partir de 1223, quando São Francisco de Assis em Greccio, cidade próxima de Roma, na Itália decidiu mostrar às pessoas mais humildes como ocorrera o nascimento de Cristo, através de esculturas feitas em argila. No Brasil, o primeiro registro de um presépio data do século XVII, ocasião em que o religioso Gaspar de Santo Agostinho montou o primeiro em Olinda, Pernambuco.

O hábito de montar presépios tornou-se cada vez mais comum e começou a ser transmitido de geração em geração. Hoje em dia, a montagem de presépios é feita com muita criatividade e diversos materiais, desde argilas à papelão, passando por tecidos, madeiras, materiais recicláveis e até mesmo bijuterias. Durante as festas de final de ano, é comum encontrar presépios montados em espaços públicos, museus, igrejas, clubes e casas particulares. A montagem de presépios se tornou um símbolo de fé, esperança e união entre as famílias.

O presépio também é usado como um meio de expressar a cultura e o estilo de vida de uma determinada região. Por isso, ao longo dos anos, surgiram diversos tipos de presépios e representações, desde aqueles de composições simples com bonecas feitas de palha e tecido, até aqueles mais elaborados, com figuras feitas de porcelanas, outros com a representação da Madonna, abstratos e sem representações figurativas tradicionais. Alguns presépios ainda incluem elementos típicos da cultura local, como animais, alimentos, utensílios domésticos, vegetação, e outras representações das tradições da região.

A construção desses presépios revelam também o imaginário religioso e cultural de cada artista que o constrói, que a partir de suas crenças, tradições e imaginário, representam temas como o cotidiano, o folclore, os mitos e lendas regionais. Além disso, cada obra exibe também o uso de materiais típicos e técnicas locais, como a utilização de argila, de madeira, terra crua, buchas vegetais, pedras, tecido, folhagens, tintas, papel, cordas, cimento, troncos e nas mais variadas formas e técnicas de representação artística que estão presentes na exposição de presépio do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso – (MAS-MT).

O MAS-MT realiza no mês de dezembro, desde 2012, a exposição de curta duração Presépios, que tornou-se uma tradição para o Estado de Mato Grosso, reunindo grandes nomes das artes plásticas mato-grossenses, além de novos artistas que vem conquistando seu espaço no cenário artístico nacional. Neste ano apresentamos a temática “Presépios – Arte, tradição e imaginário natalino” que reúne 16 artistas e 19 obras.

Fazem parte desta edição Adriano Figueiredo, Carlos Pina, Cida Silva, Keli Neves, Lia Branco, Marcelo Velasco, Marlene Trouva, Olímpio Bezerra, Paulo Pires, Rodrigo Savio, Samuel Suniaga, Silvia Turina, Tânia Pardo, Valques Pimenta, Vitória Basaia, e in memoriam Clínio Moura. Juntos, estes artistas presenteiam o público mato-grossense com representações da natividade com formas e técnicas artísticas variadas.

Viviene Lozi
Curadora da exposição
01 de dezembro de 2022

Contação de História e oficina de produção de livreto

Na manhã de sábado (10.12), o público poderá acompanhar a contação de histórias natalinas e aprender a produzir livretos, soltando a imaginação para descrever o Natal.

Data: sábado (10.12)

Cine debate

Já na tarde de sábado (10.12), a programação traz a sessão de cinema e debate com o filme ‘Linda Noite de Natal’. Após o cine debate ocorrerá a oficina de enfeites natalinos.

Data: sábado (10.12)

Oficina de Pintura à mão Livre – ESGOTADO

A artista Tânia Pardo ministra a oficina de ‘Pintura à Mão Livre’, em que os participantes irão utilizar tinta acrílica sobre tela, sem a necessidade de um desenho prévio.

Data: 11 de dezembro

Oficina de Modelagem em Argila – ESGOTADO

Ministrada pela artista Silvia Turina, a oficina visa, de forma lúdica, construir personagens do presépio por meio da técnica de ‘pinch’ ou ‘beliscão’.

Data: 17 de dezembro

FOTOS DA ABERTURA DA EXPOSIÇÃO