Horário de funcionamento:
Segunda – fechado
Terça – expediente interno
Quarta a domingo das 9h às 17h – aberto ao público

ARQUITETURA RELIGIOSA DE MATO GROSSO – ARTISTA CARLOS PINA

  • Início
  • ARQUITETURA RELIGIOSA DE MATO GROSSO – ARTISTA CARLOS PINA
16 jan

Arquitetura Religiosa de Mato Grosso

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MAS-MT), localizado no antigo prédio do Seminário Nossa Senhora da Conceição, abre no dia  26 de março , a Exposição “Arquitetura Religiosa de Mato Grosso”.

A exposição é composta por trabalhos do artista e arquiteto Carlos Pina de edifícios religiosos de Mato Grosso, desde o século XVIII até o presente. A Mostra de Arquitetura Religiosa Mato-grossense procura destacar as diversas edificações religiosas construídas a partir do período colonial até o século atual, no qual apresenta uma diversidade de técnicas e materiais construtivos, desde os construídos com terra até os construídos com alta tecnologia.

Conforme o curador da exposição, Robinson de Carvalho Araújo, Arquiteto e Urbanista e Superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico, desde sua origem, o Estado de Mato Grosso tem sido marcado pela construção de edifícios religiosos que definem a paisagem local a partir de uma extraordinária riqueza de elementos arquitetônicos:  

“Inicialmente edificadas com técnicas vernaculares, baseadas nos materiais encontrados na região, a arquitetura do possível, com espessas paredes em terra crua em taipa e posteriormente em adobe, trouxe ícones da arquitetura colonial ao cotidiano da população, prédios estes reverenciados até a atualidade.”, disse Robinson.

À medida que avançava a ocupação do território, novas tecnologias foram aplicadas aos edifícios religiosos, adquirindo um perfil estético e uma dimensão modernista, o que contribuiu muito para a evolução do Estado dominante no desenvolvimento do país. De acordo com Robinson de Carvalho, o Estado é laico e fundado na liberdade de crença religiosa dos seus cidadãos, oferece as mais diversas formas de expressão artística na vertente arquitetônica.

Segundo a diretora do Museu de Arte Sacra, Viviene Lozi, essa exposição é importante, “devido a quatro aspectos que estão interligados as arquiteturas religiosas, sendo: simbólicos, comunitários, patrimônio cultural e turismo, destaco os dois primeiro via os valores simbólicos e espirituais da fé adotada. Estes espaços, além de promoverem a aproximação com o sagrado, também são locais de encontro e de transmissão de conhecimento, numa interação onde o homem enxerga a sua própria identidade cultural, algo íntimo e intransferível que pode servir como um ponto de encontro para membros de uma comunidade religiosa, bem como fornecer serviços sociais e comunitários. Já o segundo enquanto patrimônio cultural devido o conhecimento gerado que pode educar e inspirar, além de nos ajudar a aprender com o passado e trilhar um melhor caminho para o futuro, ademais, o patrimônio histórico nos mostra um pouco de nosso passado, nos permitindo refletir sobre ele e nos aproximando dos nossos antepassados que empregaram histórias, memórias, esforços e técnicas construtivas nessas edificações que não são mais utilizadas na contemporaneidade”. Lozi conclui que enquanto Turismo, “a arquitetura religiosa é frequentemente um destino turístico popular. Edifícios religiosos históricos e impressionantes atraem turistas de todo o mundo, ajudando a impulsionar a economia local e a promover a compreensão cultural”.

Carlos Pina, é natural de Cuiabá, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cuiabá (Unic) e especialista em Iluminação e Design de Interiores pela Universidade de Castelo Branco (RJ). A sua maior inspiração vem das paisagens urbanas, apresentadas de forma artística, visual e utiliza técnicas mistas em aquarela, grafite, lápis aquarelado e marcadores sobre papel. Nos revestimentos cerâmicos marcadores e verniz fixador em spray sobre cerâmica. A exposição também conta com dois trabalhos em pirogravura sobre madeira.

Entre as obras, a partir da técnica de aquarela está a representação por meio da observação, de um dos cartões postais de Cuiabá, a igreja Nossa Senhora do Bom Despacho. Arquitetura religiosa de 1918, em estilo Neogótico francês, a construção é inspirada na famosa igreja de Notre Dame de Paris. Este templo é uma dessas edificações que mesmo de longe chamam muita atenção e enche os olhos da comunidade e turistas, por sua beleza monumental. Com certeza, é atualmente um dos mais bonitos cartões postais de Cuiabá. 

 

Exposição: Arquitetura Religiosa de Mato Grosso

Curadoria: Robinson de Carvalho Araújo

Artista: Carlos Pina

Período: de 26 de março a 10 junho de 2023

Local: Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

Endereço: Clóvis Hugney, N° 239, Bairro Dom aquino – Cuiabá

Horários: De quarta-feira a domingo, das 9h às 17h

Telefone: (65) 3056-1373

Ingressos: Inteira está R$ 10 e Meia R$ 5 | gratuidades: estudantes e professores de escolas e universidades públicas, guias de turismo, pessoas com deficiências e menores de 5 ou maiores de 60 anos.

Técnicas: mistas

Dimensões: variadas