• SEMINÁRIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, IGREJA NOSSA SENHORA DO BOM DESPACHO E RÁDIO DIFUSORA DO BOM JESUS DE CUIABÁ
19 fev

Foto: Ricardo P. Macedo

Nessa exposição o visitante encontra uma maquete do complexo arquitetônico composto pelo Seminário Nossa Senhora da Conceição e Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, uma exposição fotográfica de ambas edificações, que também conta, através de textos, suas histórias e ocupações de forma cronológica. Além disso, essa exposição conta com um acervo de aparelhos antigos que foram  utilizados na Radio Difusora de Cuiabá.

O Seminário Nossa Senhora da Conceição apresenta o histórico e fotografias do prédio do Seminário, datado de 1858, idealizado pelo bispo Dom José Antônio dos Reis, com sua arquitetura eclética apresentada nas janelas, portas e paredes, feitas de taipa de pilão e adobe. Levou cerca de 30 anos para ser finalizado, foi a primeira escola secundária da província e ao longo dos anos serviu de enfermaria para os doentes de varíola no ano de 1867; como quartel-general, em 1906, das forças defensoras da situação, na luta deflagrada entre os partidos políticos, residência do arcebispo Dom Aquino Corrêa durante 34 anos, sendo sede do jornal “A Cruz” e do Instituto Histórico e Centro de Letra. Em 1957, foi implementado o Museu de Dom Aquino no quarto onde ele viveu. Ficaram seu dormitório, objetos pessoais e a sala onde funcionou o jornal A Cruz, coisas que eram guardadas com muito carinho pelos seminaristas.

Já o histórico da Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, traz informações sobre o período de construção (início do século XX), para consolidar a presença franciscana na província. O projeto arquitetônico foi encomendado pelo frei Ambrósio Daydeê ao engenheiro francês Georges Mousnier. Seu estilo arquitetônico é o neogótico, com belos vitrais, tendo apenas uma porta de entrada na fachada e arcos ogivais. Da exposição constam objetos construtivos, a exemplo dos tijolinhos usados na construção que foram feitos à mão, em formato de meia-lua.

A Rádio Difusora do Bom Jesus de Cuiabá é uma exposição que conta com histórico, fotos, vídeos e objetos da rádio que foram doados ao museu pelo padre Alessandro, Sr. Aníbal Alencastro e pelas irmãs. Na exposição há aparelhos e mesa de reprodução de som, tocadores de fita-cassete, vitrolas, discos de vinil, placas de “NO AR” e fotografias antigas referentes à história da rádio. Inaugurada como ZYX25,teve sua primeira localização nas salas do DASA (Departamento de Ação Social Arquidiocesana), foi ao ar no dia 23 de agosto de 1959, com a finalidade de difundir mensagens de fé a todos os cidadãos do Estado de Mato Grosso com base na formação cívica, moral, cultural e religiosa, através da divulgação escrita, falada e televisiva. Emissora Católica pertencente à Fundação Bom Jesus de Cuiabá, foi criada por Dom Orlando Chaves, bispo diocesano. A partir de 18 de junho de 1970, a rádio se tornou parte da Fundação Bom Jesus de Cuiabá, sendo aprovado no mesmo ano o primeiro estatuto e a primeira diretoria com mandato até 31 de dezembro de 1973. Foi eleito presidente Dom Orlando Chaves e Dona Aurora Chaves de Vasconcelos nomeada gerente plena e representante do Departamento intitulado Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá. Posteriormente também foi criado o Departamento da Imprensa com o acervo do jornal A Cruz e o Artesanato São José.

A Rádio tem sido responsável pela evangelização de muitas pessoas, chegando a diversas regiões do Mato Grosso onde um pároco muitas vezes não pode chegar. A importância histórica e sua atuação na sociedade mato-grossense durante mais de meio século fazem da Rádio Difusora uma das emissoras mais ouvidas e queridas por várias gerações de ouvintes. Conta ela com uma programação evangelizadora, diversificada, dinâmica e voltada para a formação cristã, para o entretenimento, a prestação de serviços, utilidade pública, divulgação da cultura, saúde e bem-estar, lançamentos fonográficos e promoção da cidadania.