Museu de Arte Sacra executa a instalação de piso tátil no circuito expositivo.

• Notícias
  • Museu de Arte Sacra executa a instalação de piso tátil no circuito expositivo.

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso iniciou a instalação do piso tátil no dia 02 de fevereiro de 2023. O Projeto de acessibilidade interna do MAS-MT foi criado com o intuito de promover acessibilidade para pessoas com  deficiência visual.

A fixação é  específica para assoalho de madeiras para não danificar a edificação tombada. A execução da aplicação do piso está sendo realizada pelos próprios  funcionários aqui do MAS-MT sob a supervisão do restaurador Rodrigo Leite, pessoa competente para a prestação do serviço de execução deste projeto.

O piso tátil é necessário para a orientação de pessoas com deficiência visual ou cegas. Para quem enxerga, esse piso pode passar despercebido, mas para os deficientes visuais eles representam autonomia, segurança e inclusão. Segundo a diretora Viviene Lozi, a importância da acessibilidade no estilo arquitetônico quebra barreiras para a inclusão, e somado a exposição MAS-3D com suas 43 réplicas acompanhadas de áudio descritivo dos objetos, com legendas em braile e alto relevo, proporciona à pessoa com deficiência um circuito expositivo com livre acesso e facilidade de compreensão sobre o acervo presente.

O piso com bolinhas tem a função de alertar sobre obstáculos. Por esse motivo são colocados no começo e no final de escadas, porta de elevadores, rampas, entre outros. Já o piso direcional, com relevos lineares, como o próprio nome já diz, serve para direcionar o trajeto de deficientes em locais amplos, onde não é possível que um ponto de referência seja detectado com a bengala.

Nesse sentido, o intuito da instalação é trabalhar na adaptação para que pessoas com deficiência visual ou cegas tenham cada vez mais lugares acessíveis. Além de ser o primeiro museu a instalar o piso, a instituição empenha-se em garantir ainda mais a circulação das pessoas no espaço cultural, sustentando a acessibilidade de todos os públicos ao Museu. Segundo o gerente de acervo Marcos Gontijo, através dessas ações podemos nos tornar referência para outros museus e espaços culturais.

A previsão de conclusão é 26 de março de 2023, mês em que o MAS-MT completará 43 anos.

Autoria: Giselly Souza (Mediadora) sob supervisão de Ana Flávia Freire (gerente setor educativo) e Viviene Lozi (diretora-geral MAS-MT)
Fotos por: Pedro Asprino