• Notícias
  • Museu de Arte Sacra de Mato Grosso inicia obras de restauração e combate a incêndio.

No dia 13 de outubro de 2022, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso iniciou a instalação do sistema de proteção contra incêndio e a restauração das portas e janelas do prédio do antigo Seminário Nossa Senhora da Conceição. A empresa competente para a prestação dos serviços é a Holmes Projetos e Consultorias, responsável pelas reformas gerais no local, como pintura, instalação e restauração da fachada e cobertura de todo o edifício.

Benedito Lídio Mendes (pedreiro), 57, Robério Santana Chaves Araújo (pintor), 28, e Círio Nasario Ferreira (pintor), 56, são os funcionários encarregados da pintura, que já foram realizadas nas portas e janelas, a construção do anteparo sobre o motor que está instalado no sistema de incêndio, a caixa d’água de 15 mil litros com tubulações subterrâneas que estão fixados em todo seminário, sensores serão capazes de detectar sinais de fumaça e ativar sirenes que são ligadas bombas e água será liberada.

A importância dos sistemas preventivos, incluindo sinalização de saídas de emergência, iluminação, extintores e hidrantes e portas corta-fogo, é uma exigência legal que deve ser cumprida. Embora os detectores de fumaça não sejam obrigatórios em alguns tipos de interiores de edifícios, sua presença pode indicar rapidamente a presença de um incêndio e reduzir os danos que podem se agravar.

Nesse sentido, o intuito da instalação é justamente trabalhar na prevenção de acidentes, garantindo ainda mais a segurança de cada colaborador do MAS-MT e da Fundação Senhor Bom Jesus de Cuiabá, além de proteger cada peça do acervo e permitir que as gerações futuras possam entrar em contato com o passado cuiabano.

A previsão de conclusão é 22 de março de 2023, mês em que o MAS-MT completará 43 anos.