Horário de funcionamento:
Segunda – fechado
Terça – expediente interno
Quarta a domingo das 9h às 17h – aberto ao público

Painéis Temáticos – Museus na contemporaneidade: caminhos a seguir

  • Início
  • Notícias
  • Painéis Temáticos – Museus na contemporaneidade: caminhos a seguir

Painéis Temáticos – Museus na contemporaneidade: caminhos a seguir

O 4° SEMIDEC já começou, mas tem mais novidades por aí! Se liga nas apresentações orais que vão acontecer sábado, dia 13, a partir das 16h Cuiabá / 17h Brasília. Com o tema Museus na contemporaneidade: caminhos a seguir, O Painel Temático vai contar com os seguintes resumos: Arquivos, fontes judiciais e narrativas de mulheres trabalhadoras em Mato Grosso: buscando um lugar fala/visibilidade, com Léia de Souza Oliveira (PPGEL/UFMT) e Renilson Rosa Ribeiro (PPGEL/UFMT); e Turismo cultural museológico infantil: lugar de criança é no MASMT, com Lucineia Alves Lima (IFMT – campus Cuiabá). Lilian Bazzi (PPGECCO/UFMT) com o trabalho “A coleção Benjamim Pedroso da Silva: quando a musealia narra outras histórias”; e Gabriel Rodrigues (MAEA/UFJF) com o trabalho “Educação museal e decolonialidade no MAEA-UFJF: proposta para a exposição de arqueoastronomia andina”, completam o Painel Temático “Museus na Contemporaneidade: caminhos a seguir” do 4° SEMIDEC.

 

Léia de Souza Oliveira é bacharel em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) obteve título de mestre em História, na área de concentração Movimentos Sociais na República. Sua dissertação de mestrado intitula-se Tempos de Esperança: A imagem do Estado Novo na Imprensa mato-grossense. Atualmente cursa o doutorado em Estudos de Linguagem, na área de concentração Estudos Literários, na UFMT. É técnico-administrativa, no cargo de historiadora, Núcleo de Documentação e Informação História Regional, da mesma instituição. Membro do Conselho Superior da UFMT e do Conselho Editorial da EdUFMT.

Renilson Rosa Ribeiro é doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio pós-doutoral em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor associado do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde atualmente exerce o cargo de Pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV).

Lucineia Alves Lima é profissional da Educação Básica, Tecnóloga em gestão Pública pela Universidade Anhanguera (UNIDERP) e Graduanda em Turismo pelo Instituto Federal de Mato Grosso, Pesquisadora estagiária no projeto “Quintais da Cultura Popular Cuiabana” realizado pelo Instituto INCA – Inclusão, Cidadania e Ação, e também estagiária no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso em parceria com o departamento de Serviços (DAS) do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT.

 

 

Lilian Bazzi (PPGECCO/UFMT) é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea, Mestra em Antropologia Social (2019), Bacharela e Licenciada em Ciências Sociais (2014) pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especialista em Museografia e Patrimônio Cultural (2015) pela Rede Claretiano de Ensino. Trabalhando na Associação Cultural Cena Onze (2014-2018), foi coordenadora do Museu Histórico de Mato Grosso e do Cine Teatro Cuiabá. Atualmente é professora da Educação Básica do Estado de Mato Grosso.

Gabriel Rodrigues é graduado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no Bacharelado Interdisciplinar de Ciências Humanas em 2019. Finalizando a especialização em Divulgação e Popularização da Ciência pela Casa de Oswaldo Cruz/FioCruz, turma de 2021. Hoje atua como colaborador do MAEA/UFJF (Museu de Arqueologia e Etnologia Americana), onde foi mediador/bolsista de 2017 a março de 2022.

Aproveita que o 4º SEMIDEC ainda está acontecendo e se inscreva. É só acessar o link bit.ly/IVSEMIDEC 

Adicionar Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *