Horário de funcionamento:
Segunda – fechado
Terça – expediente interno
Quarta a domingo das 9h às 17h – aberto ao público

Mediadores do SEMIDEC

Mediadores do SEMIDEC

Venha conhecer os mediadores da Palestra de Abertura, das Mesas e da Oficina. O 4° SEMIDEC está imperdível! Se inscreva no link bit.ly/IVSEMIDEC e não perca!!!

 

> Palestra de Abertura e Mesas 1, 2 e 3

Viviene Lozi é graduada em Letras, especialista em Metodologia do Ensino (IBPEX), especialista em Planejamento e Gestão Cultural (UNIC/MT). Possui pós-graduação em Curadoria, Programação e Gestão de Artes (Universidade Católica – PT) e em Análise e Peritagem de Obras de Arte (CTTA-SP) e é mestranda em Patrimônio e Museologia (UNIRIO). Diretora do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso nos anos 2008/2017 e de 2019 até atualmente. Membro do CNPC, por 2 mandatos, do Colegiado de Patrimônio do Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura do Brasil.

Daiane Carvalho possui graduação em Museologia pela UFBA. Trabalhou no Núcleo de Museologia do MAM-Bahia. Especialista em Mediação Cultural e mestra em Ciência da Informação, ambos pela UFPE. Atualmente é museóloga do Museu da Abolição – Ibram/PE.

Denise Argenta é museóloga do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, doutora em Museologia e Patrimônio (UNIRIO) e mestre em Patrimônio Cultural (UFSM). Foi Coordenadora Pedagógica do Projeto Escola do Museu Naval (RJ), pesquisadora da Universidade Comunitária Regional de Chapecó, Conselheira de Patrimônio Material do CNPC do Ministério da Cultura, coordenou o Programa Educativo e Museológico do Centro de Memória do Oeste de SC e integrou o Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina. Atua como analista de projetos, consultora em Políticas Públicas de cultura e patrimônio; Museus e Economia Criativa; salvaguarda de patrimônio cultural e educação patrimonial.

Átila B. Tolentino é mestre e doutorando em Sociologia pela UFPB. É da carreira de Especialista em Políticas Públicas do Ministério da Economia, com atuação na Procuradoria Federal na Paraíba. Já atuou no IPHAN, onde coordenou a Casa do Patrimônio – PB, programa de educação patrimonial do IPHAN-PB, e assumiu a Coordenação de Gestão Museológica do Departamento de Museus e Centros Culturais. Professor da Especialização em Museus, Identidades e Comunidades da Fundação Joaquim Nabuco. Membro da REM/PB e pesquisador na Rede de Pesquisa e (In)Formação em Museologia, Memória e Patrimônio (REDMus) da UFPB, e no Grupo de Pesquisa MINA – ULHT.

 

 

> Mesas 4, 5 e 6

Adson Pinheiro é doutorando em História Social pela UFF. Licenciado em História pela UECE e mestre em História Social – UFC. Especialista em Gestão e Políticas Culturais da Universidade de Girona (Espanha) e também possui MBA em Gestão Cultural (UVA). Especialista em Arqueologia Social Inclusiva (URCA) e especialista em Políticas Culturais de Base Comunitária pela pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – Argentina. Tem experiência como palestrante na área da cultura, participando de atividades de diversas instituições. Membro do Grupo Gestor do Fórum Nacional de Pareceristas da Cultura. Atuou como gestor cultural de 2013 a 2020, gerenciando atividades de educação e patrimônio cultural. É coordenador do Nucleo Ceará do ICOMOS-BRASIL.

Tony Boita é bacharel em Museologia, Especialista em Gestão Cultural, Mestre em Antropologia Social e doutorando em Comunicação pela UFG. Participa e desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados a populações vulneráveis brasileiras desde 2011, tendo em vista a promoção da cidadania e cultura por meio de exposições e mídia digital. Em 2013, foi contemplado em primeiro lugar com o prêmio agente jovem de cultura (SCDC/MinC) pelo projeto Mulheres do Vale Araguaia. Em 2015 coordenou o projeto Memória LGBT no Museu de Favela, Pavão, Pavãozinho e Cantagalo (MUF), financiado pela Secretaria Municipal de Cultura – RJ em comemoração aos 450 anos da cidade. Foi professor substituto no bacharelado em Museologia da UFG e, também, Diretor do Museu das Bandeiras, Museu de Arte Sacra da Boa Morte e Museu Casa da Princesa, museus vinculados ao IBRAM. Possui interesse na área de Museologia, Comunicação e Antropologia, atuando especialmente a partir de questões vinculadas à mídia digital, memória, diversidade e cultura brasileira.

Úrsula Resende é designer e museóloga, formada em Desenho Industrial pela UFRJ, com especialização em Comunicação e Imagem (PUC). É mestra em Museologia e Patrimônio (UNIRIO), onde analisou a exposição permanente do Museu do Amanhã – RJ. Trouxe para a dissertação o conhecimento adquirido ao longo dos mais de 20 anos de experiência profissional na área do audiovisual como animadora, editora e diretora de arte. Atuou como Designer Digital nas Organizações Globo (Globosat, Shoptime, Globo Internacional) por 17 anos. Atuou em diversas produtoras de audiovisual e recentemente vem colaborando na criação de vídeos/animações para plataformas de ensino a distância. Atualmente cursando doutorado na UNIRIO, ampliou a pesquisa do mestrado para Realidade Estendida em museus e exposições: Realidade Virtual, Aumentada e Video Mapping, pesquisando questões como interatividade, imersão e mídias híbridas em ambiente museológico.

 

 

> Mesa REM e Oficina

Kamylla Passos é doutoranda em Museologia na Universidade Lusófona/Portugal, desenvolvendo a pesquisa “Educação Museal e Feminismos no Brasil: silenciamentos, estranhamentos e diálogos a partir de um olhar interseccional e decolonial”. Atua como professora (substituta) no curso de Museologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), é graduada em Museologia pela mesma Universidade. Coordena o projeto de extensão e da articulação do curso de Museologia da UFG com a Rede de Pessoas Educadoras em Museus de Goiás.

Diego Silva é graduando em Letras Português-Francês pela Universidade Federal de Mato Grosso e Técnico em Edificações pelo IFMT. Professor de Inglês, Espanhol e Francês, participou como voluntário da ong AIESEC como Líder de Equipe, desenvolvendo projetos com intercambistas de diversos países do mundo, e atuando como monitor e professor substituto nas aulas de português para estrangeiros. Atualmente é Coordenador do Setor Educativo e Projetos Especiais do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso.

Adicionar Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *