SEMIDEC – Mesa 6: Tecnologia, novas mídias e o cotidiano dos museus.

• SEMIDEC – Mesa 6: Tecnologia, novas mídias e o cotidiano dos museus.

Mesa 6: Tecnologia, novas mídias e o cotidiano dos museus.

Quer saber como os museus vêm aplicando tecnologias para democratização do acesso e representatividade da diversidade cultural, e dialogar com profissionais de excelência? Acesse o link da bio e faça sua inscrição no 4º SEMIDEC para assistir a Mesa 6, que vai contar com Rita Maia – UFBA/BA; Ana Paula Ribeiro e Maria A. R. Gonçalves, do Museu Afro Digital – UERJ/RJ; e Alexandre Feitosa – Ibram/BSB. A mediação vai ser de Úrsula Resende – UNIRIO/RJ.

Ana Paula Alves Ribeiro é Professora Adjunta da FEBF/UERJ e do Programa de Pós-Graduação em Culturas e Territorialidade (UFF). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/UERJ), coordenadora do Museu Afrodigital Rio de Janeiro (UERJ) e do Laboratório de Experimentações Artísticas e Reflexões Criativas sobre Cidades, Saúde e Educação (LEARCC). Desenvolve pesquisa sobre Imagens das Cidades e suas representações no cinema e em outras mídias. Tem experiência nas áreas de Antropologia e Metodologia da Pesquisa e atuação nos seguintes temas: Cinema, Cidade, Políticas Públicas, Relações étnico-raciais e Educação e Cultura afro-brasileira.

Maria Alice Rezende Gonçalves é Professora Titular, Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Membro do Conselho Gestor do Museu Afro-digital Rio da UERJ. Possui livros e artigos publicados sobre: cultura afro-brasileira, política social e relações raciais.

Rita Maia é museóloga, mestra e doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, chefe e Professora Associada da graduação e pós-graduação do Departamento de Museologia da UFBA. Iniciou investigações sobre a relação museus e tecnologias no Pós-doutorado na Universidade de Aveiro/PT, buscando aplicar e desenvolver experiências nas áreas de expografia e expologia, com base em estudos no campo da comunicação museológica, estética, relações imagem – identidade em temas relacionados a cultura afro-baiana.

Alexandre Feitosa é arquiteto e psicólogo pela UFPB e servidor do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram. Atua à frente da Coordenação-Geral de Sistemas de Informação Museal, sendo responsável pela gestão do Cadastro Nacional de Museus, Registro de Museus e da implantação do projeto Tainacan no Ibram.

Ainda não se inscreveu para acompanhar esse evento recheado de convidados incríveis? Corra, acesse o link  e as vagas são limitadas!

Evento gratuito totalmente online com certificado de 30 horas📌