• Notícias
  • SEMIDEC – Mesa 5: Outros museus, outras histórias: perspectivas para a inclusão.

Mesa 5: Outros museus, outras histórias: perspectivas para a inclusão.

Contemplando alguns dos objetivos do 4º SEMIDEC, a Mesa 5 traz palestrantes que vão apresentar narrativas museológicas ainda pouco trabalhadas em museus brasileiros. Com mediação de Tony Boita/GO, você vai ter a oportunidade de ouvir e conversar com:

Nila Rodrigues Barbosa, graduada em História (UFMG), mestra em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA), com aperfeiçoamento em Culturas e História dos Povos Indígenas UFSJ. Atuou na implementação de políticas de cultura, sendo gerente de centro cultural. Foi gerente na Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (2014-2016) e Conselheira Municipal de Promoção da Igualdade Racial. É palestrante e ministra cursos e oficinas em patrimônio cultural e políticas públicas, além de escrever artigos e resenhas em periódicos científicos. É autora do livro “Museus e Etnicidade: o Negro no pensamento museal” e coautora do livro “Quilombolas: Somos parte desta história”. Membro da Comissão de Igualdade Racial da OAB/MG 2018-2020. Vencedora do Prêmio Zumbi de Cultura na categoria Atuação Política.

Leonardo Moreira atua como Assistente de Diretoria no Museu Judaico de São Paulo. É Mestre em Museologia (USP) e Bacharel em Turismo pela UNESP. É estudante na MBA em Gestão de Museus e Inovação pela ABGC.

Marisa Bueno, diretora do Museu da Diversidade Sexual/SP. Mestra em Museologia e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela USP, e gestora cultural. Atuou como consultora de planejamento do Museu de Arte do Rio e coordenadora de Planejamento do Theatro Municipal/SP. Atou na expografia do Centro Cultural São Paulo, Museu do Amanhã/RJ e Museu do Futebol/SP. Atuou ainda na área de projetos culturais da Pinacoteca/SP.

Leonardo Vieira, historiador e museólogo pela USP, e produtor cultural. Atualmente, coordena a área de Museologia e Acervo do Museu da Diversidade Sexual/SP. Também desenvolve projetos culturais ligados à memória, cultura e patrimônio em bairros da zona leste da cidade de São Paulo por meio do Coletivo Memória & Resistência e também trabalhos técnicos e pesquisas relacionadas à gestão de acervos museológicos, formação em museologia, patrimônio, memória LGBT e processos curatoriais.

Ainda não se inscreveu para acompanhar esse evento recheado de convidados incríveis? Corra, acesse o link  e as vagas são limitadas!

Evento gratuito totalmente online com certificado de 30 horas📌