SEMIDEC – Mesa 4: O poder da comunicação e a decolonialidade em museus.

SEMIDEC – Mesa 4: O poder da comunicação e a decolonialidade em museus.

Seguindo com a programação do 4º SEMIDEC, no dia 12 de agosto, às 18h Cuiabá/19h Brasília, acontecerá a Mesa 4 – “O Poder da Comunicação e a Decolonialidade em Museus”, mediada por Adson Pinheiro / UFF, são palestrantes: Vivian Villnova/SP; Francisco Sá Barreto dos Santos – UFPE/PE; e Henrique Cruz – Museu do Homem do Nordeste/PE. Você não pode ficar de fora!!! Para assistir essa e outras programações, é só clicar no link da bio e fazer a sua inscrição!!!

Vivian Villanova é formada em Comunicação Social (FAAP), em 2015 criou o canal Vivieuvi no YouTube, que conta com mais de 600 vídeos sobre arte e cultura. Paralelo à criação de conteúdo para o Vivieuvi, realiza diversos projetos ligados ao pensamento de arte. Em 2017 produziu videoaulas junto do professor Rodrigo Naves. Em 2018 e 2019 organizou o Encontro de Arte na EBAC, com exposição de arte, oficinas e bate-papos. Além de assinar curadoria do pavilhão digital na 14a Bienal de Curitiba, colabora com o programa Metropolis, da TV Cultura, e com eventos do mercado de arte como SP-arte, ArtRio e ArtWeekend. Cria vídeos de divulgação para exposições de grandes artistas nacionais e internacionais, como Hilma af Klint, Di Cavalcanti, Leonardo da Vinci, entre outros. Em 2020 assinou a direção artística do Contemporâneas Vivara, projeto de arte de rua e poesia que celebra a produção de mulheres artistas e que terá segunda edição em 2022. Vivi acredita na arte como guia de ver, pensar e sentir a vida.

Francisco Sá Barreto dos Santos é professor do Programa de Pós-graduação em Antropologia e do Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE. É tutor do PET Conexões Encontros Sociais e coordena pesquisas sobre museus e culturas urbanas; Antropologia urbana.

Henrique Cruz é bacharel em Museologia e mestre em Museologia e Patrimônio (2014), ambos pela UNIRIO. É analista em Ciência e Tecnologia da Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj, desde 2007, atuando como museólogo no Museu do Homem do Nordeste. Foi presidente do Fórum dos Museus de Pernambuco (2011-2013) e Coordenador Pedagógico do Curso de Especialização em Museus, Identidades e Comunidades da Funda.

Faltam poucos dias, corre para se inscrever! Acesse o link.