SEMIDEC – Mesa 3: Educação museal e narrativas: construindo pontes.

SEMIDEC – Mesa 3: Educação museal e narrativas: construindo pontes.

No dia 12 de agosto, às 16h Cuiabá/17h Brasília, o 4º SEMIDEC apresenta a Mesa 3 – “Educação Museal e narrativas: construindo pontes”, e será mediada por Átila Tolentino – REM / PB.

Dá uma olhada em que são as três palestrantes:

Lidiane Damaceno Krenak é cacique na Terra Vanuire, professora na Aldeia India Vanuire/SP, coordenadora e gestora do Museu Akãm Orãm Krenak, e membra do Museu das Culturas Indígenas/SP. É palestrante, elaboradora e curadora de várias exposições que envolvem o povo krenak e membra do grupo que luta pela licenciatura de professores indígenas do estado de São Paulo. Também coordena o grupo de dança Cultural Krenak, que se chama Rhundhun krenak de Vanuire.

Larissa Machado é museóloga do Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB). É bacharel em Museologia e mestranda em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO, com a dissertação, até o momento, intitulada “Das Galés às Galerias” e “Do Valongo à Favela”: narrativas negras no Museu Nacional de Belas Artes e no Museu de Arte do Rio. Integra os grupos de pesquisa “Museu, Patrimônios Artísticos e Diversidades” CNPQ/Ibram/MNBA, na linha “Narrativas visuais, acervos museológicos e relações étnico raciais”; e “Memória e Preservação da Museologia no Brasil” (NUMMUS/UNIRIO).

Desirree Reis é historiadora (UFRJ), mestra em História (PUC-Rio) e doutoranda em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST). Além de ser colaboradora do Museu do Samba, atua na coordenação do projeto “Territórios Negros: Patrimônio e Educação na Pequena África” (NEGRAM|UFRJ/Instituto 215). Foi Consultora UNESCO de Educação Patrimonial no projeto de gestão compartilhada do sítio arqueológico Cais do Valongo e da Ocupação Cartola (Itaú Cultural). Integrou a equipe técnica do projeto de reabertura do Museu do Carnaval (Sambódromo, RJ) e foi pesquisadora nos musicais “Cartola – O Mundo é um Moinho” e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”. É Membra do ABE-ÁFRICA, pesquisadora do NUGEP|UNIRIO e do LABHOI|UFF (parceria Museu do Samba).

Acesse o link e faça a sua inscrição. O evento já é semana que vem!