Horário de funcionamento:
Segunda – fechado
Terça – expediente interno
Quarta a domingo das 9h às 17h – aberto ao público

SEMIDEC – Mesa 2: O poder das comunidades entra nos museus: como a população, acervos e narrativas dialogam.

  • Início
  • Notícias
  • SEMIDEC – Mesa 2: O poder das comunidades entra nos museus: como a população, acervos e narrativas dialogam.

Mesa 2: O poder das comunidades entra nos museus: como a população, acervos e narrativas dialogam.

“O poder das comunidades entra nos museus: como a população, acervos e narrativas dialogam” é o tema da Mesa 2, a ocorrer no dia 12/08, às 14h Cuiabá/15h Brasília, com mediação de Denise Argenta, Doutora em Museologia e Patrimônio (UNIRIO) e Museologa do MAS-MT.

Conheça a composição dessa Mesa incrível!

Márcia Souza é moradora de Cantagalo, mulher negra, engenheira eletricista, pós-graduada em gestão empresarial, co-fundadora do Museu de Favela-MUF(2008). Atual vice-diretora do Museu de Favela, Gerente da Central Integrada de visitação–CIVISMUF, mediadora cultural no território das favelas de Cantagalo, Pavão e Pavãozinho.

Iderlan Santana é piauiense nascido na comunidade Zabelê. Trabalhando como condutor de visitantes e como técnico em arqueologia na Fundação Museu do Homem Americano, concluiu em 2016 a graduação em Arqueologia e Preservação Patrimonial pela UNIVASF. Em 2018, propôs junto às pessoas do povoado Novo Zabelê, a criação de um Museu Zabelê/MUZAB, para preservação da memória dos antigos habitantes da comunidade da narrativa dos modos de vida interrompidos pela efetivação da área de preservação sob outra perspectiva.

Rosa Maria Gonçalves é museóloga e arte educadora licenciada em Artes Plásticas pela ECA/US. Especialista em arte educação pela UnB, é mestre em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO. Em 2008, a convite da arqueóloga Niéde Guidon, assumiu a coordenação do Pró-Arte FUMDHAM em São Raimundo Nonato/PI, colaborando com a divulgação do patrimônio do Parque Nacional Serra da Capivara e o acervo do Museu do Homem Americano. Como voluntária, contribui na orientação museológica junto ao Museu Zabelê/MUZAB.

Sandra Teixeira é moradora da Vila Autódromo/RJ, co-fundadora do Museu das Remoções, graduanda em História pela UERJ, Guia de Turismo e atriz. Participou da resistência contra as remoções da Vila Autódromo, na Elaboração do Plano Popular da Vila Autódromo, do Plano Museológico do Museu das Remoções, da Conferência Habitat lll da ONU, em Quito, onde também compareceu ao Foro Social de Resistencia Popular. Representou o Museu das Remoções no Simpósio Internacional do ICOFOM, Seminário Teia da Memória – Região Sudeste e na XIX MINOM/ICOM-Bogotá.

Ainda não se inscreveu para acompanhar esse evento recheado de convidados incríveis? Corra, acesse o link  e as vagas são limitadas!

Evento gratuito totalmente online com certificado de 30 horas📌

Adicionar Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *