• Notícias
  • SEMIDEC – Mesa 1: Decolonialidade, racismo e antirracismo: o lugar das mulheres negras nos acervos museológicos.

Edelvita Chaves da Silva, Daisy Santos e Nayara Passos são as convidadas da Mesa 1, que apresenta o tema “Decolonialidade, racismo e antirracismo: o lugar das mulheres negras nos acervos museológicos”, com mediação de Daiane Carvalho – Museu da Abolição – PE.
Não dá pra perder!!! Anota aí: dia 12/08, às 9h Cuiabá/10h Brasília.

Elisabete Edelvita Chaves da Silva é graduada em Gravura, mestre em Museologia e Patrimônio e doutoranda em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO. Colaborou na implantação e gerência do Ateliê de conservação e restauro de obras de arte do estado do Amazonas, e na Prefeitura de Manaus atuou como Coordenadora de Projetos Especiais. Desde 2012 trabalha no Departamento de Patrimônio Histórico/FICORUZ, além de ser membra de Grupos de Pesquisa voltados para a valorização, conservação e preservação de bens patrimoniais. A partir de 2017, começou a atuar no Programa de Vocação Científica da Escola Joaquim Venâncio no Projeto Princípios básicos para guarda e acondicionamento de bens integrados do patrimônio arquitetônico da Fiocruz, onde também orienta projetos no âmbito do Programa de Desenvolvimento Institucional da Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz.

Daisy Santos é museóloga, com especialização em Arte e Patrimônio Cultural e mestrado em Estudos Étnicos e Africanos pelo Pós-Afro/ UFBA. Atualmente, cursa o doutorado em Antropologia pela UFBA, com foco na Antropologia do Consumo. Está realizando doutorado sanduíche (pela CAPES) na Parsons School of Design, orientada pelo PhD Jonathan Square. É servidora do IBRAM, lotada no Museu da Abolição/PE, e consultora técnica do Museu Afro-Brasileiro Pai Procópio de Ogunjá (MAPPO), localizado no Terreiro de Candomblé Casa do Mensageiro.

Nayara Passos é bacharel em Museologia (UFPE), educadora e pesquisadora. Atua na educação em museus, arte educação e mediação cultural desde de 2013. Foi educadora do Museu do Homem do Nordeste – Fundaj, entre 2014 e 2019, e atualmente é educadora na Diretoria de Educação e Pesquisa da Oficina Brennand. Pesquisa curadoria de exposição, se interessa pelas relações entre arte e contemporaneidade e também é residente no programa Pemba: Residencia Preta (Sesc BR).

Ainda não se inscreveu para acompanhar esse evento recheado de convidados incríveis? Corra, acesse o link  e as vagas são limitadas!

Evento gratuito totalmente online com certificado de 30 horas📌