Horário de funcionamento:
Segunda – fechado
Terça – expediente interno
Quarta a domingo das 9h às 17h – aberto ao público

VIA SACRA CONTEMPORANEA

14 abr

      Em 2009, cinco artistas mato-grossenses, Adir Sodré, Benedito Nunes, Gervane de Paula, Jonas Barros e Regina Penna, presentearam o público cuiabano com quinze telas retratando o caminho de Jesus Cristo até a cruz. As 15 obras compuseram a exposição de curta duração “Via Sacra Contemporânea”, que teve curadoria de Aline Figueiredo e ficou exposta no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MAS-MT), no período entre, 17 de dezembro de 2009 à 28 de fevereiro de 2010.

       Além da exposição, o projeto “Via Sacra Contemporânea”, produziu também um painel com a reprodução de 13 das 15 telas no muro de entorno do MAS-MT. A produção do painel foi feita pelo designer Augusto Figliaggi, responsável por unir de forma harmoniosa as telas e o artista Luzinan Alves de Oliveira, responsável pela pintura. Esse projeto, que deu vida ao muro do complexo arquitetônico Seminário da Conceição foi uma iniciativa da Ação Cultural – Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso, que participou do Edital Arte e Patrimônio 2009, iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por meio do Paço Imperial, com patrocínio da Petrobras e ainda integrado ao Brasil Arte Contemporânea, do Ministério da Cultura.

       Em 2021, depois de onze anos, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso retorna com a exposição “Via Sacra Contemporânea” que está disposta no salão de exposições de curta duração do museu. Além de dar início ao processo restauração do painel no muro de entorno do MAS-MT, que ocorrerá durante o mês de maio.

         Venha nos visitar e conhecer essa belíssima exposição. Lembrando que devido a pandemia de COVID-19, estamos tomando todas as medidas sanitárias exigidas e é obrigatório o uso de máscara.

 

Post anterior

Vanderley Dias de Moraes