Horário de funcionamento:
Segunda – fechado
Terça – expediente interno
Quarta a domingo das 9h às 17h – aberto ao público

FESTAS RELIGIOSAS DE CUIABÁ

  • Início
  • FESTAS RELIGIOSAS DE CUIABÁ
09 abr

      As festas religiosas nos permitem compreender a formação histórica e cultural do povo cuiabano, que, por ser resultante da diversidade étnica presente desde o período de fundação da cidade, se caracteriza, principalmente, pelo sincretismo religioso. Reunir esse acervo fotográfico é uma forma de celebrar a trajetória cultural de Cuiabá.

      O resgate histórico dos rituais religiosos que deram origem as celebrações festivas, passando pelo registro das transformações econômicas e sociais que alteram características dessas festividades, tem sido documentado nas instituições de ensino, entretanto, percebe-se a ausência de compilado imagético que permita observar as festas religiosas sob outras perspectivas.

      Sendo assim, para sanar esse déficit no registro da cultura cuiabana e desempenhando seu papel social de salvaguardar a cultura mato-grossense, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso realiza exposição que reúne fotografias de diversos artistas que vêm documentando as festividades religiosas de Cuiabá, disponibilizando-as para apreciação e instigando a reflexão do público sobre a existência e necessidade de manutenção das Festas Religiosas.

       A Primeira exposição temporária do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso reúne 80 fotografias das festas de São Benedito, São Gonçalo e do Divino Espírito Santo além de textos históricos produzidos por Neila Barreto. Protásio de Morais e Viviene Lozi são os curadores desta exposição, e Manoel Vieira o responsável pela produção.

      Participam desta exposição os fotógrafos: Alair Ribeiro, Amaury Santos, Célia Soares, Cunto Neto, Emanoele Daiane, Jamil Costa, Junior Silgueiro, Mario Friedlander, Rai Reis, Vinícius Appolari. Além disso, fotografias que compõem o acervo do Gabinete de Comunicação do Governo de Mato Grosso, de autoria dos fotógrafos Chico Valdiner, José Medeiros, Maria Anffe e Mayke Toscano, completam a exposição.

Próximo post

NARRATIVA DE FICÇÃO