Horário de funcionamento:
Segunda – fechado
Terça – expediente interno
Quarta a domingo das 9h às 17h – aberto ao público

Oratório de Coluna | Column Oratory

  • Início
  • Oratório de Coluna | Column Oratory
Autor: Desconhecido
Material: Madeira/Torneamento/Pintura
Procedência: Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá
Período: Século XVIII
Dimensão: 189x63x79 cm
Dados Históricos: Peça de madeira torneada e pintada – atualmente usada com a imaginária de São Sebastião; Os oratórios são objetos que expressam a fé e a religiosidade da humanidade desde os tempos mais remotos e refletem a passagem do universo grandioso das igrejas para o espaço íntimo do cotidiano doméstico. Mesmo sendo minúsculas capelas ou modestas caixas para abrigar o santo de devoção, representam o altar-capela das casas-grandes de engenho, a partir do séc. XVII, cujas características estéticas seguiram os modelos da época, especialmente barroco e rococó. A ornamentação de seus interiores recebeu, no fundo e nas portas, em sua maioria, pinturas coloridas com flores ou figuras de santos da invocação preferida. Outros são de coloração mais simples, porém enobrecidos com detalhes em douramento. Os menos eruditos e mais populares não apresentam muitos elementos decorativos, são de madeira entalhada, têm referências mais sóbrias e maior simplicidade.
Author: Unknown
Material: Wood / Turning / Painting
Origin: Cathedral of Senhor Bom Jesus de Cuiabá
18th century
Dimension: 189x63x79 cm
Historical Data: Piece of wood turned and painted – currently used with the imaginary of São Sebastião; Oratories are objects that express the faith and religiosity of humanity since the most remote times and reflect the passage of the grandiose universe of the churches to the intimate space of domestic daily life. Even though they are tiny chapels or modest boxes to house the saint of devotion, they represent the altar-chapel of the big mill houses, from the 19th century. XVII, whose aesthetic characteristics followed the models of the time, especially Baroque and Rococo. The ornamentation of its interiors received, in the background and on the doors, mostly colored paintings with flowers or figures of saints of the preferred invocation. Others are simpler in color, but ennobled with gilded details. The less learned and more popular do not have many decorative elements, are carved wood, have more sober references and greater simplicity.