• Notícias
  • 4º Seminário Museus em Diálogos e Conexões: A representatividade como realidade museal.

4º SEMINÁRIO MUSEUS EM DIÁLOGOS E CONEXÕES: A REPRESENTATIVIDADE COMO REALIDADE MUSEAL.

O Seminário Museus em Diálogos e Conexões – SEMIDEC é uma iniciativa do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso. Em sua quarta edição, a se realizar entre os dias 11 e 13 de agosto de 2022, tem como tema “A representatividade como realidade museal”. O objetivo deste Seminário é abordar os desafios e as estratégias adotadas por instituições museológicas e culturais para a promoção da cidadania, do respeito à diversidade social e da inclusão de narrativas e acervos que dialoguem com grupos sociais minorizados.
A programação do 4º SEMIDEC, formada por palestra de abertura, mesas redondas, oficinas e painéis temáticos, estimula a participação de pesquisadores, educadores, estudantes e outros profissionais que agem, nos seus vários âmbitos de atuação, a partir de práticas antirracistas, decoloniais e plurais. Desejamos refletir e debater sobre práticas inclusivas em museus, centros de memórias, escolas, praças e outros espaços culturais que apresentem reflexões teóricas e metodológicas, além de pesquisas voltadas para a prática museológica no Brasil.
O 4º Seminário Museus em Diálogos e Conexões: A representatividade como realidade museal é um evento pensando como um espaço-fórum de abordagens diversas e olhares múltiplos, abrindo espaço para trazer problemáticas, dialogar, socializar experiências e intercâmbios, tornando assim, indispensável a reflexão sobre como os museus estão reagindo e trabalhando a partir de patrimônios invisibilizados ou hierarquizados.

Link para inscrições:http://bit.ly/IVSEMIDEC