Horário de funcionamento:
Segunda – fechado
Terça – expediente interno
Quarta a domingo das 9h às 17h – aberto ao público

Benedito Nunes

 

BENEDITO NUNES

Nasceu em Cuiabá no ano de 1956, foi pintor, desenhista, professor e objetista. Residiu em Várzea Grande. Frequentou o Ateliê Livre da Fundação Cultural e o Ateliê Livre do Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT, orientado por Dalva de Barros (1935) e Humberto Espíndola (1943). Entre outras, figurou nas coletivas “Visão/Arte Mato-grossense” (1979), no Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); “Primitivos de Mato Grosso” no Museu de Arte de São Paulo, (MASP, 1980); “Brasil/Cuiabá: Pintura Cabocla” (Museus de Arte Moderna do Rio de Janeiro e de São Paulo e na Fundação Cultural de Brasília, 1981); “Universidade, Arte como Forma de Conhecimento” (Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo e Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, em 1986); “Negra Sensibilidade” (Cuiabá, 1988) e “Momentos da República na Arte Mato-grossense” (1989) ambas no MACP da UFMT. Participou do III, IV, VI, VII e XIV Salão Jovem Arte Mato-grossense (Fundação Cultural de MT, Cuiabá, 1978/79/1984/85 e 1994, obtendo premiações no VI e no XIV); VIII Salão Nacional de Artes Plásticas (Funarte, Rio, 1984); XVIII Salão Nacional de Artes (Belo Horizonte 1986) e VI Salão de Artes Plásticas de Mato Grosso do Sul (Campo Grande, 1987). Foi orientador do Ateliê Livre da (Fundação Cultural de MT, entre 1984 e 1987). 

Integrou as coletivas “Referências Pantaneiras na Pintura de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul” (Projeto Pantanal: Alerta Brasil, Paço das Artes, São Paulo, 1988); por ocasião do lançamento do livro “Arte aqui é mato” de Aline Figueiredo, participou da coletiva do mesmo nome realizada no MASP (São Paulo) e no Museu de Arte Brasileira (Brasília), ambas em 1991. Participou das coletivas “Artistas do Século” (MACP, 2000); “Grande Olhar 1 e 2” (Estação Rodoviária de Cuiabá, 2000 e Mercado Municipal de Cuiabá, 2001); “Tradição e Arte Cuiabana Imagens da religiosidade” (SEC. de Estado de Cultura, Palácio da Instrução, 2002). Ao lado de Carlos Lopes e Marcelo Velasco, integrou a “Mostra Olhar 40°” (Moitará Sebrae Center, Cuiabá, 2003); “Panorama das Artes Plásticas em Mato Grosso no Século XX” (Studio Centro Histórico, Cuiabá, MT, dez-2003/jan-2004); “Circuito Panorâmico” (SEC. de Estado de Cultura, Galeria Mato-grossense de Artes Visuais, 2007) e da “Mostra Mato Grosso” (Centro Cultural José Sobrinho, Rondonópolis dez 2009 /jan 2010). “Mostra Inaugural – Mirante das Artes” e “Cena Mato-grossense – Arte descentralizadora”, ambas na Galeria Mirante das Artes (Várzea Grande – MT em 2014).

Individualmente expôs na Casa da Cultura (1983); na Galeria Happening (1990); Pádua Galeria (1995 breve retrospectiva) e na Galeria Dalva de Barros (Palácio da Instrução, 1998), em mostra intitulada “Paisagem do Centro-Oeste”, todas em Cuiabá. Em 2004, participou da coletânea “Panorama das Artes Plásticas em Mato Grosso no século XX” (Studio Centro Histórico Cuiabá / MT). “Várias Paisagens”, (Centro de Eventos do Pantanal, Cuiabá, MT) e Projeto Arte Pública, (Cuiabá, MT). Em mostra intitulada “Paisagem do Centro-Oeste”, Exposição “Orifício” (2014) na Galeria de Arte do SESC Arsenal, todas em Cuiabá; Exposição “Orifício” na Galeria de Arte do SESC Rondônia – (Porto Velho – RO), SESC Piauí  (Teresina – PI), Centro Cultural SESC Boulevard – (Belém – PA), SESC Roraima  (Boa Vista – RR) e na Galeria Mirante das Artes (Várzea Grande – MT), todas em 2015. Veio a falecer em 02 de março de 2020.

 

English

Born in Cuiabá, Mato Grosso, in 1956, he was a painter, draftsman, teacher and objectist. He had lived in Várzea Grande. He attended the Ateliê Livre of the Cultural Foundation and the Ateliê Livre of the Museum of Art and Popular Culture at UFMT, supervised by Dalva de Barros (1935) and Humberto Espíndola (1943). Among others, he was featured in the collective exhibitions “Visão / Arte Mato-grossense” (1979), at the Museum of Art and Popular Culture (MACP) of the Federal University of Mato Grosso (UFMT); “Primitives of Mato Grosso” at the São Paulo Museum of Art, (MASP, 1980); “Brasil / Cuiabá: Pintura Cabocla” (Museums of Modern Art in Rio de Janeiro and São Paulo and at the Cultural Foundation of Brasília, 1981); “University, Art as a Form of Knowledge” (Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo and Federal University of Espírito Santo, Vitória, in 1986); “Negra Sensibilidade” (Cuiabá, 1988) and “Momentos da República na Arte Mato-grossense” (1989) both at MACP, UFMT. He participated in III, IV, VI, VII and XIV Salão Jovem Arte Mato-grossense (MT Cultural Foundation, Cuiabá, 1978/79/1984/85 and 1994, obtaining awards in the VI and XIV); VIII National Exhibition of Plastic Arts (Funarte, Rio, 1984); XVIII National Salon of Arts (Belo Horizonte 1986) and VI Salon of Plastic Arts of Mato Grosso do Sul (Campo Grande, 1987). He was the supervisor of Ateliê Livre da Fundação Cultural de MT, between 1984 and 1987.

He was part of the collective exhibitions “Pantanal references in the Painting of Mato Grosso and Mato Grosso do Sul” (Pantanal Project: Alerta Brasil, Paço das Artes, São Paulo, 1988); on the occasion of the launch of the book “Arte aqui é mato” by Aline Figueiredo. He participated in the collective exhibitions of the same name held at MASP (São Paulo) and at the Museu de Arte Brasileira (Brasília), both in 1991; he was also in “Artists of the Century ”(MACP, 2000); “Grande Olhar 1 e 2” (Estação Rodoviária de Cuiabá, 2000 and Mercado Municipal de Cuiabá, 2001); “Cuiabana Tradition and Art Images of religiosity” (SEC. Of State of Culture, Palácio da Instrução, 2002). Along with Carlos Lopes and Marcelo Velasco, he was part of the “Mostra Olhar 40 °” (Moitará Sebrae Center, Cuiabá, 2003); “Panorama of Plastic Arts in Mato Grosso in the 20th Century” (Studio Centro Histórico, Cuiabá, MT, Dec-2003 / Jan-2004); “Circuito Panorâmico” (SEC. Of State of Culture, Galeria Mato-grossense of Visual Arts, 2007) and the “Mostra Mato Grosso” (Centro Cultural José Sobrinho, Rondonópolis Dec 2009 / Jan 2010). “Mostra Inaugural – Mirante das Artes” and “Cena Mato-grossense – Decentralizing art”, both at Galeria Mirante das Artes (Várzea Grande – MT in 2014).

Individually, he exhibited at Casa da Cultura (1983); at the Happening Gallery (1990); Pádua Galeria (1995 brief retrospective) and Galeria Dalva de Barros (Palácio da Instrução, 1998), in an exhibition entitled “Landscape of the Midwest”, all in Cuiabá. In 2004, he participated in the collection “Panorama of Plastic Arts in Mato Grosso in the 20th century” (Studio Centro Histórico Cuiabá / MT). “Various Landscapes” (Pantanal Events Center, Cuiabá, MT) and Public Art Project (Cuiabá, MT). In an exhibition entitled “Landscape of the Midwest”, Exhibition “Orifice” (2014) at the Art Gallery of SESC Arsenal, all in Cuiabá; Exhibition “Orifice” at the SESC Rondônia Art Gallery – (Porto Velho – RO), SESC Piauí (Teresina – PI), SESC Boulevard Cultural Center – (Belém – PA), SESC Roraima (Boa Vista – RR) and at the Mirante Gallery das Artes (Várzea Grande – MT), all in 2015. He died on March 2nd,  2020.

 

Español

Nació en Cuiabá en el año 1956, fue pintor, dibujante, profesor y objectista. Residió en Várzea Grande. Frecuentó el Ateliê Livre de la Fundación Cultural y el Ateliê Livre del Museo de Arte y de Cultura Popular de la UFMT, orientado por Dalva de Barros (1935) y Humberto Espíndola (1943). Entre otras, participó de las colectivas “Visão/Arte Mato-grossense” (1979), en el Museo de Arte y de Cultura Popular (MACP) de la Universidad Federal de Mato Grosso (UFMT); “Primitivos de Mato Grosso” en el Museo de Arte de São Paulo, (MASP, 1980); “Brasil/Cuiabá: Pintura Cabocla” (Museos de Arte Moderna de Rio de Janeiro y de São Paulo y en la Fundación Cultural de Brasília, 1981); “Universidade, Arte como Forma de Conhecimento” (Fundación Armando Álvares Penteado, São Paulo y Universidad Federal del Espírito Santo, Vitória, em 1986); “Negra Sensibilidade” (Cuiabá, 1988) y “Momentos da República na Arte Mato-grossense” (1989) ambos en el MACP de la UFMT.  Participó del III, IV, VI, VII e XIV Salón Joven Arte Mato-grossense (Fundación Cultural de MT, Cuiabá, 1978/79/1984/85 e 1994, obteniendo premiaciones en los VI y XIV); VIII Salón Nacional de Artes Plásticas (Funarte, Rio, 1984); XVIII Salón Nacional de Artes (Belo Horizonte 1986) y VI Salón de Artes Plásticas de Mato Grosso do Sul (Campo Grande, 1987). Fue orientador del Ateliê Livre de la Fundación Cultural de MT, entre 1984 y 1987. Participó de las colectivas “Referências Pantaneiras na Pintura de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul” (Projeto Pantanal: Alerta Brasil, Paço das Artes, São Paulo, 1988); En ocasión del lanzamiento del libro “Arte aqui é mato” de Aline Figueiredo, participa de la colectiva del mismo nombre realizada en MASP (São Paulo) y en el Museo de Arte Brasileña (Brasília), ambos en 1991. Participó de las colectivas “Artistas do Século” (MACP, 2000); “Grande Olhar 1 e 2” (Estação Rodoviária de Cuiabá, 2000 e Mercado Municipal de Cuiabá, 2001); y “Tradição e Arte Cuiabana Imagens da religiosidade” (SEC. de Estado de Cultura, Palácio da Instrução, 2002). Junto a Carlos Lopes y Marcelo Velasco, integró la “Mostra Olhar 40°” (Moitará Sebrae Center, Cuiabá, 2003); “Panorama das Artes Plásticas em Mato Grosso no Século XX” (Studio Centro Histórico, Cuiabá, MT, dez-2003/jan-2004); “Circuito Panorâmico” (SEC. de Estado de Cultura, Galeria Mato-grossense de Artes Visuales, 2007) y de la “Mostra Mato Grosso”  (Centro Cultural José Sobrinho, Rondonópolis dez 2009 /jan 2010). “Mostra Inaugural – Mirante das Artes” y “Cena Mato-grossense – Arte descentralizadora”, ambas en la Galeria Mirante das Artes (Várzea Grande – MT em 2014).

Individualmente expone en la Casa da Cultura (1983); en la Galeria Happening (1990); Pádua Galeria (1995 breve retrospectiva) y en la Galeria Dalva de Barros (Palácio de la Instrucción, 1998) en muestra intitulada “Paisagem do Centro-Oeste”, todos en Cuiabá. En 2004, participó de la colectánea “Panorama das Artes Plásticas em Mato Grosso no século XX” (Studio Centro Histórico Cuiabá / MT). “Várias Paisagens”, (Centro de Eventos do Pantanal, Cuiabá, MT) y “Projeto Arte Pública” (Cuiabá, MT). En la muestra “Paisagem do Centro-Oeste”, Exposición “Orifício” (2014) en la Galeria de Arte del SESC Arsenal, todos en Cuiabá; Exposición “Orifício” (2014) en la Galeria de Arte do SESC Rondônia – (Porto Velho – RO), SESC Piauí  (Teresina – PI), Centro Cultural SESC Boulevard – (Belém – PA), SESC Roraima  (Boa Vista – RR) y en la Galeria Mirante de las Artes (Várzea Grande – MT), todos en 2015. Benedito Nunes falleció el  02 de março de 2020.

Próximo post

Regina Pena

Adicionar Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *