• Lives
  • LIVE | Desde sempre na variedade portuguesa com Manoel Mourivaldo e Criseida Rowena
08 ago

A live faz parte do projeto #MASMTEMCASA que engloba lives e conteúdos informativos para você vivenciar e conhecer o Museu sem sair de casa. As Lives acontecem todas as quintas, sextas e sábados com convidados super especiais com temas relacionados a educação, história, arquitetura e patrimônio, sempre simultaneamente pela conta do MASMT no Instagram (@museudeartesacramt), na nossa pagina no Facebook e Canal do Youtube.
      O tema abordado hoje é “Desde sempre na variedade portuguesa” com os convidados Manoel Mourivaldo Santiago Almeida e Criseida Rowena Zambotto de Lima. Manoel Mourivaldo Santiago Almeida, Graduado em Letras-Português/Francês e especialização em Linguística na Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT. Doutorado direto em Letras-Filologia e Língua Portuguesa e Livre Docência em Fonética e Fonologia do Português na Universidade de São Paulo-USP. Formação complementar em Dialetologia Portuguesa na Universidade de Lisboa-IL. Pós-Doutorado em Crítica Textual na Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG. Professor de Latim e Língua Portuguesa na PUC/SP e na UFMT. Pesquisador responsável do Projeto Temático/FAPESP: Projeto de História do Português Paulista. Participa do projeto Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português do Instituto da Língua Galega da Universidade de Santiago de Compostela-ILG/USC e do grupo de pesquisa Crítica Textual da Fundação Biblioteca Nacional-FBN. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. É professor titular e pesquisador da USP. Atua nos seguintes temas: Linguística Histórica, Crítica Textual e Filologia, Dialetologia e História da Língua Portuguesa. Criseida Rowena Zambotto de Lima Graduada em Letras pela UFMT, mestrado e doutorado em Estudos de linguagem pela mesma instituição com pesquisas relacionadas à descrição e discursos sobre o português brasileiro. Professora de língua portuguesa das redes estadual de educação e da rede municipal de Várzea Grande.