VOCÊ SABIA? I INSTRUMENTOS

02 jun

Você sabia que os instrumentos musicais ocupam um lugar de destaque na Liturgia Cristã? Eles dão força à oração, ao apoiar e sustentar o texto cantado, e também criam uma atmosfera de meditação sobre a Palavra. O museu de arte sacra de Mato Grosso possui em seu acervo diversas peças remanescentes da antiga igreja do senhor bom jesus de Cuiabá, dentre elas estão alguns instrumentos musicais, são eles um harmônico, um órgão elétrico e um piano vertical.
      Um harmônio é um instrumento musical de teclas, cujo funcionamento é muito similar ao de um órgão, mas sem os tubos que caracterizam este último. Apesar de feito para uso doméstico, tornou-se um instrumento musical de uso típico em igrejas, por seu tamanho e preço. Seu som é parecido com o do acordeão. Este harmônio foi fabricado no século XX, pela Fábrica de Órgãos e Harmônios J.Edmundo Bohn em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. É feito de madeira encerada e possui 29 teclas claras e 20 escuras em marfim. Em sua parte inferior, existem duas pedaleiras que servem para acionar os foles internos.
O órgão eléctrico , é um instrumento que foi derivado a partir do harmónio , órgão de tubos e órgão de teatro. E originalmente projetado para imitar os seus sons. Fabricado no século XX pela Fábrica de órgãos Rodgers, este órgão é feito de madeira encerada e possui 59 teclas claras e 50 escuras. Na parte inferior existem duas pedaleiras que servem para acionar os foles internos.
      Já o piano vertical, também conhecido como piano de armário, foi desenvolvido para ser um dos menores, mais econômicos e mais portáteis instrumentos. Ao mesmo tempo, fabricantes e inventores queriam produzir um som que estivesse o mais próximo possível, em força e qualidade, daquele emitido por um piano de cauda. Entretanto seu timbre é pouco profundo e o som se dissipa em volume mais baixo do que o piano de cauda. Este piano foi fabricado no século XIX pela marca alemã Gustav Breyer. É constituído de madeira entalhada, as teclas são feitas de madeira recoberta por plástico e seu interior é composto por cordas verticais e pequenos martelos de madeira que servem para acionar as cordas. Ele é sustentado por quatro rodas de ferro.
English Version
      Did you know that musical instruments occupy a prominent place in the Christian Liturgy? They give strength to prayer, by supporting and sustaining the sung text, and they also create an atmosphere of meditation on the Word. The museum of sacred art of Mato Grosso has in its collection several pieces remaining from the old church of Senhor Bom Jesus de Cuiabá, among them are some musical instruments, they are a harmonic, an electric organ and an upright piano.
      A harmonium is a musical instrument with keys, whose operation is very similar to an organ, but without the tubes that characterize the latter. Although made for domestic use, it has become a musical instrument of typical use in churches, due to its size and price. Its sound similar to the accordion. This harmonium was manufactured in the 20th century, by the J.Edmundo Bohn Organ and Harmonium Factory in Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. It is made of waxed wood and has 29 light and 20 dark ivory keys. At its bottom, there are two cranks that serve to activate the internal bellows.
The electric organ, is an instrument that was derived from the harmonium, pipe organ and theater organ. It is originally designed to imitate your sounds. Manufactured in the 20th century by the Rodgers organ factory, this organ is made of waxed wood and has 59 light and 50 dark keys. At the bottom there are two cranks that serve to activate the internal bellows.
      The upright piano, also known as the cabinet piano, was developed to be one of the smallest, most economical and most portable instruments. At the same time, manufacturers and inventors wanted to produce a sound that was as close as possible, in strength and quality, to that emitted by a grand piano. However, its timbre is shallow and the sound dissipates at a lower volume than the grand piano. This piano was manufactured in the 19th century by the German brand Gustav Breyer. It consists of carved wood, the keys are made of wood covered with plastic and its interior consists of vertical strings and small wooden hammers that serve to activate the strings. It is supported by four iron wheels.