VOCÊ SABIA? | ORATÓRIOS

02 jun

Olá, vocês sabem o que são oratórios? Oratórios são pequenos utensílios religiosos ou nichos de uso particular feitos em madeira. Sua origem remonta a Idade Média. Sua criação reflete a passagem do universo grandioso das igrejas para o espaço íntimo do cotidiano doméstico. Esses pequenos utensílios ao longo do tempo aparecem e ressurgem em todos os territórios da cristandade, seguindo diferentes tendências, influências e costumes de cada região. Assim, no Brasil sua história iniciou-se desde a chegada dos colonizadores portugueses. Esses pequenos objetos de fé e tradição se espalharam, transportados por bandeirantes, utilizados em sedes de fazendas, senzalas e residências, tornando-se parte do cotidiano nacional.
      O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso possui em seu acervo uma ala inteiramente dedicada à Oratórios dos séculos XVII, XVIII e XIX, são 13 peças ao todo e representam uma grande diversidade de formas, tamanhos, decorações e estruturas. Salvaguardados pelo Museu, esses oratórios representam muito bem essa diversidade. Alguns são de mesa em composição de madeira, apresentando pintura na cor branca com simulação marmórea; outros são únicos como os oratórios de viagem, exemplo do “Oratório de viagem de Santa Rosa de Lima” sendo de mesa, em madeira escurecida encerada, sem entalhes, acompanha a imagem de Santa Rosa de Lima do século XVII, possui no centro uma porta cuja parte superior é levemente arqueada; um pouco mais abaixo existe uma pequena taramela e na parte interna não há nenhum ornamento, apenas dois suportes para prateleira, feitos de lata, além disso, o fundo é feito de duas ripas de madeira.
      Temos também dois importantes oratórios envidrados de salão, um tendo o formato retangular em madeira encerada, com entalhes simples, possui uma porta com moldura de madeira, presa por dois ferrolhos de metal e mais abaixo uma fechadura de metal. As laterais são de madeira e a parte interna é revestida de veludo vermelho. A base inferior é de madeira. E o outro de salão é de madeira encerada, do período barroco, possui portas de vidro e entalhes em forma de voluta na parte superior, com uma cruz torneada. A parte interna é revestida em papel com motivos fitomorfos.
      Além destes, no quarto de Dom Aquino há um oratório de parede feito de jacarandá, com entalhes simples seguindo o estilo neoclássico. Na frente apresenta uma porta de vidro com a parte superior arredondada. Internamente é revestido de veludo vermelho e ao centro há uma cruz romana feita de marfim cujas pontas, de metal, têm retratadas as imagens dos quatro evangelistas, feitas de resina. Este oratório ainda dispõe de uma imagem de Cristo feita do mesmo material da cruz, sendo a coroa de espinhos e o tecido feitos de metal.

English Version
      Hello, do you know what oratories are? Oratories are small religious tools or niches for private use made of wood. Its origin dates back to the Middle Ages. Its creation reflects the passage from the grandiose universe of the churches to the intimate space of domestic daily life. These small tools over time appear and reappear in all territories of Christendom, following different trends, influences and customs in each region. Thus, in Brazil, its history began since the arrival of Portuguese colonizers. These small objects of faith and tradition spread, transported by bandeirantes, used in the headquarters of farms, slave quarters and residences, becoming part of the national daily life.
      The Sacred Art Museum of Mato Grosso has in its collection a row entirely dedicated to Oratories of the 17th, 18th and 19th centuries, with 13 pieces in all and representing a great diversity of shapes, sizes, decorations and structures. Safeguarded by the Museum, these oratories represent this diversity very well. Some of them are made of wood, with white paint with marble simulation; others are unique, such as the travel oratories, an example of the “Travel Oratory of Saint Rosa de Lima” being a table, in waxed darkened wood, without carvings, accompanying the 17th century image of Saint Rosa de Lima, with a door in the center whose upper part is slightly arched; a little further down there is a small taramela and inside there are no ornaments, just two shelf supports, made of tin, in addition, the bottom is made of two wooden slats.
      We also have two important glazed oratories in the hall, one having a rectangular shape in waxed wood, with simple carvings, it has a wooden frame door, secured by two metal bolts and below a metal lock. The sides are made of wood and the inside is covered in red velvet. The bottom base is wooden. And the other in the hall is made of waxed wood, from the Baroque period, with glass doors and carvings in the shape of a volute at the top, with a turned cross. The inside is covered in paper with phytomorphic motifs.
       In addition to these, in Dom Aquino’s room there is a wall oratory made of jacaranda, with simple carvings following the neoclassical style. At the front it has a glass door with a rounded top. Internally it is covered with red velvet and in the center there is a Roman cross made of ivory whose ends, made of metal, depict the images of the four evangelists, made of resin. This oratory also has an image of Christ made of the same material as the cross, with the crown of thorns and the fabric made of metal.