Exposição “A Arte em Memória de Sitó”

• Exposição “A Arte em Memória de Sitó”

A Arte In Memoriam de Sitó

No ano de 1974, Cuiabá acolheu um talento singular: Antônio Pereira da Silva, o célebre Sitó, que aqui fincou raízes e construiu sua notável trajetória artística. Mais do que um artista plástico, Sitó se destacava como um mestre multifacetado, transitando com maestria entre a escultura, marcenaria, pintura e luthieria. Alma inquieta e movida pela criatividade, ele expandia continuamente suas habilidades, explorando diferentes áreas com paixão e entusiasmo.

Nascido no Ceará, se tornou um “Cuiabano Pau Rodado”*, profundamente conectado à cultura local, nutria um amor incondicional pela terra que o acolheu.

Segundo Sitó, “Só pode viver com alegria, e sem ela, nada posso fazer”. A alegria era o que movia o artista em suas criações, sendo a música seu maior refúgio e a fonte de maior satisfação, prazer e contentamento. Por outro lado, havia as frustrações de não conseguir retribuir tudo o que a terra sagrada do Senhor Bom Jesus lhe proporcionava. Essa dualidade alimentava sua criatividade, impulsionando-o a expressar suas emoções e reflexões por meio de suas obras.

Sitó, um artista naif, deixou sua marca indelével no cenário artístico de Cuiabá. Na Avenida Miguel Sutil, um de seus murais explode em cores e formas, atuando como um farol vibrante da cultura cuiabana. A obra vai além de uma mera pintura bela, transcendendo a ornamentação urbana para se estabelecer como um pilar da identidade de Cuiabá. As cores vibrantes e as formas expressivas de Sitó capturam a essência da cidade, convidando o público a se conectar com suas histórias e tradições.

A presente exposição no MAS-MT apresenta 36 obras do artista, abrangendo esculturas, pinturas e instrumentos musicais. A curadoria elaborou uma narrativa singular que mescla um rico e vasto material selecionado com a contribuição dos familiares do artista. Essa abordagem permitiu exibir obras que possuem não apenas um significado afetivo e crítico social, mas também demonstram a vasta gama de técnicas dominadas por Sitó. O resultado é um panorama único que destaca a diversidade e a profundidade do seu trabalho.

A partida de Sitó em 2012, aos 81 anos, deixou um vazio irreparável não apenas na cultura cuiabana, mas também em sua amada família. Sua ausência foi profundamente sentida pela comunidade artística, que vê em Sitó um verdadeiro mentor e um símbolo de devoção à arte.

Para seus familiares, Sitó era mais do que um artista genial, era esposo, um pai, um avô, um amigo de jornada. As lembranças de sua alegria contagiante, de sua criatividade sem limites e de seu amor pela vida são um bálsamo que ajuda a amenizar a saudade. Sua família reconhece a importância de preservar sua memória e trabalhos para as futuras gerações. Através da arte, deixou um legado de amor, paixão e compromisso com a cultura cuiabana. Sua memória continuará viva enquanto sua arte continuar a inspirar e emocionar.

A família e o museu se sentem honrados em poder compartilhar a exposição:  A Arte In Memoriam de Sitó ao público e contribuir para que a história deste artista ímpar seja perpetuada.

Cuiabá-MT, 07 de março de 2024

Marcos Gontijo

Curador da Exposição

* Cuiabano Pau Rodado: expressão local usada para designar a pessoa que nasceu em outra cidade que se apaixonou e fixou residência em Cuiabá.

Referências:

ARRUDA, Rose de. ROSE DE ARRUDA – ENTREVISTA SITÓ (ARTESÃO E LUTHIER CUIABANO) [Vídeo do YouTube]. YouTube, 29 de julho de 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DNTPgpRmbkg. Acesso em: 05 de fevereiro de 2024.

Ivana. (2012, dezembro 22). Sitó (Antônio Pereira da Silva) [Escultor e Artista Plástico Brasileiro] [Post do blog]. Sociedade dos Poetas Amigos. Cuiabá, MT. https://sociedadedospoetasamigos.blogspot.com/2012/12/sito-antonio-pereira-da-silva-escultor.html. Acesso em: 02 de fevereiro de 2024.

SANTANA, André Garcia. Sitó: releitura da Santa Ceia rebatizada como Ceia Mato-Grossense. Almanakuyabá, Cuiabá, MT, 16 dez. 2022. Disponível em: https://almanaquecuiaba.com.br/sito-releitura-da-santa-ceia-rebatizada-como-ceia-mato-grossense/. Acesso em: 03 de fevereiro de 2024.

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA ESPORTE E LAZER DE MATO GROSSO (SECEL-MT). Faleceu o artista plástico Sitó. Cuiabá-MT: SECEL-MT, 21 dez. 2012. Disponível em: https://www.secel.mt.gov.br/-/faleceu-o-artista-plastico-sito. Acesso em: 03 de fevereiro de 2024.

PINTO, Rosylene. Mato Grosso perde o grande Artista Plástico Sitó. Fuzuê das Artes, Cuiabá-MT, 22 dez. 2012. Disponível em: https://fuzuedasartes.blogspot.com/2012/12/mato-grosso-perde-o-grande-artista.html#google_vignette. Acesso em:  03 de fevereiro de 2024.

OBRAS (AUDIODESCRIÇÃO, LIBRAS, FICHA TECNICA EM INGLÊS E PORTUGUES, AUDIO OBRA)  CLIQUE AQUI

TEXTO DE CURADORIA (VIDEO LIBRAS, TEXTO PORTUGUÊS E INGLÊS, AUDIO CURADORIA) CLIQUE AQUI