Horário de funcionamento:
Segunda – fechado
Terça – expediente interno
Quarta a domingo das 9h às 17h – aberto ao público

Antônio Pilar Cardoso

22 mar

    Antônio Pilar Cardoso Neto nasceu em oito de Outubro de 1970, na cidade de Paranavaí-PR. Filho de Onezi Araújo Cardoso e Maria de Lourdes Mantova Cardoso, e irmão de Carla, Claudia, Raquel e Audrey. Único filho homem foi muito esperado e desejado pela família. Foi registrado com o nome de seu avô: Antônio Pilar Cardoso, seu padrinho de batismo juntamente com a avó Leocádia. Conta-se que “Neto”, como era carinhosamente chamado, durante a infância era um menino muito alegre, brincalhão e apaixonado por caminhões e carros. Uma de suas irmãs conta que ele vivia consertando seus carrinhos e tudo que via quebrado. Destacou-se desde cedo nos estudos por sua inteligência e conhecimento. Muito apegado com o pai, amava acompanhá-lo nas viagens de caminhão pelo Brasil.

    Aos 16 anos, foi matriculado pelo pai e por seu tio (muito amado por Antônio também) Haylor no Colégio Evangélico do Buriti em (1986), no qual além dos estudos, ajudava também na oficina mecânica da escola, um de seus hobbies. Destacou-se como melhor aluno por quatro anos consecutivos, recebendo vários troféus como homenagem. Ainda neste local conheceu a Palavra de Deus; se casou com Patrícia Fabiane Reis Cardoso (1989); e formou-se em técnico agrícola (1992), profissão que era apaixonado e que exerceu durante toda vida.

    Desenvolveu suas atividades laborais, com excelência, na Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural- EMPAER, por dez anos; Na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária EMBRAPA por dois anos (destacando-se como um dos primeiros colocados no concurso público); e por fim no Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso- INDEA, até Agosto/2020, no qual se especializou em classificação de madeira, servindo o interior do MT na fiscalização e identificação de possíveis cargas ilegais. Recentemente participou de uma operação contra o desmatamento ilegal, na divisa Mato Grosso/Amazonas juntamente com a Polícia Federal, motivo de muito orgulho para ele.

    Antônio marcou a vida de seus familiares e amigos com seu caráter íntegro, temor a Deus, inteligência, coração generoso e excelência em tudo que fazia. Antônio amava a obra de Deus e se dedicava a sua família. Antônio e Patrícia criaram três filhas de maneira reta e meticulosa; Natrícia (enfermeira, 28 anos), Natália (graduada em Direito, 26 anos) e Natiély (graduanda em Fisioterapia, 22 anos). Ele e Patrícia permaneceram juntos por 32 anos, sendo separados apenas por sua partida deste mundo.

    Trabalhou incansavelmente para reformar o Colégio Evangélico do Buriti, tanto que dois dias antes do primeiro sintoma da COVID-19, estava levando doações para iniciar, com suas próprias mãos, uma reforma no local. O maior sonho de Antônio era ver o Colégio funcionando novamente e sendo referência para outras gerações, como foi para sua. Antônio deixa saudades infinitas no coração de seus pais, irmãs, esposa, filhas, genros, tios e de seus amigos, em especial, os do INDEA, com os quais passou seus últimos dias (dias muito felizes) nessa terra.

    Seu cachorrinho amado “Tobby”, ou como gostava de chamá-lo “JJ”, “Paçocão Junior” ou “Tobias”, passa o dia deitado na porta de casa, na esperança de vê-lo chegar.

    “Pai, a dor da separação é difícil, parece que não vamos conseguir, lembramos de você em todos os momentos e queríamos que estivesse conosco. Levaremos seu caráter, e ensinamentos para sempre. Temos orgulho de quem você foi e do que construiu, tendo falhas como todos nós, mas contribuindo a este mundo de maneira tão relevante.”

    Nosso conforto é que hoje, sabemos que está no lugar de descanso que Deus preparou para os seus, e que em breve nos reencontraremos na eternidade. Amamos-te além dessa vida. Que através desse relato, pessoas saibam que você fez a diferença nesse mundo, cumpriu sua missão e que partiu deixando muita saudade.”

    Com amor, sua família.

Obs: Sentimentos transformados em palavras, pela filha Natrícia Pilar Cardoso Blank.