Horário de funcionamento:
Segunda – fechado
Terça – expediente interno
Quarta a domingo das 9h às 17h – aberto ao público

Rádio Difusora – Microfone de fita modelo RCA 44 vintage/Pedestal | Vintage RCA 44 model ribbon microphone/Pedestal

  • Início
  • Rádio Difusora – Microfone de fita modelo RCA 44 vintage/Pedestal | Vintage RCA 44 model ribbon microphone/Pedestal
Autor: AEA
Material/Técnica: Metal/Eletrônica
Século: XX
Procedência: Doação: Anibal Alencastro/Rádio Difusora
Dimensão: 12,25×3,25×3,25 cm
Dados Históricos: Um microfone de fita funciona suspendendo um pedaço fino de alumínio corrugado (a ‘fita’) entre dois pólos de um ímã forte. A compressão e rarefação do ar vibram essa fita no campo magnético, o que cria alterações de tensão que são executadas através de um transformador de saída para o amplificador externo de sua escolha. Como um microfone dinâmico, uma fita não requer tubos, baterias ou fonte de alimentação de qualquer tipo. No caso do RCA 44, o chassi é construído para absorver choques mecânicos, o transformador de saída é blindado contra campos magnéticos e a cápsula é resistente a mudanças de umidade, temperatura e pressão barométrica. O RCA 44 é um microfone do tipo fita de alta fidelidade (ou “velocidade”) que foi originalmente projetado para uso em estúdio de transmissão. A série 44 consistia em três modelos, o 44A, 44B e 44BX. Todos os microfones desta série eram bidirecionais, isto é, padrão polar de oito dígitos. O 44A foi introduzido em 1933 e tinha um acabamento em bronze. O 44B foi introduzido em 1936; ele apresentava um ímã mais forte para obter uma saída mais alta e vinha em acabamento preto e cromado. O 44BX foi introduzido em 1938, apresentando o mesmo ímã e um acabamento de cor umber que não refletia o uso no palco. A única diferença significativa entre o 44B e o 44BX é a posição do cabo de saída. Os microfones da série 44 têm uma resposta de frequência de 50 Hz a 15 kHz. Também é possível atenuar as baixas frequências alternando um jumper de circuito dentro do corpo do microfone. Isso oferece três posições marcadas M (para música), V1 e V2 (para voz). A configuração M permitiu resposta de frequência total, enquanto as configurações V1 e V2 atenuaram as frequências graves para eliminar o ‘efeito de proximidade’ resultante de uma conversa muito próxima ao microfone. Alguns desses microfones foram modificados posteriormente para ter um comutador externo para selecionar as configurações ‘M’ e ‘V’. A série RCA 44 foi um sucesso instantâneo após seu lançamento inicial na década de 1930 e continuou a dominar a gravação e a transmissão por muitos anos. O sucessor foi o RCA 77, que oferece vários padrões polares e um corpo menor e mais leve. A crescente popularidade da Série 77, bem como os microfones de condensador bastante aprimorados do início dos anos 50, levou ao fim do 44BX e foi finalmente descontinuado em 1955. Mas a Série RCA 44 permanece altamente reverenciada até hoje, e pode ser encontrado nos melhores estúdios profissionais do mundo. O tom único do RCA 44 emprestou certa magia a inúmeras gravações nas últimas oito décadas.
Author: AEA
Material / Technique: Metal / Electronics
20th Century
Origin: Donation: Anibal Alencastro / Radio Diffuser
Dimension: 12.25×3.25×3.25 cm
Historical Data: A ribbon microphone works by suspending a thin piece of corrugated aluminum (the ‘ribbon’) between two poles of a strong magnet. The compression and rarefaction of the air vibrates this tape in the magnetic field, which creates voltage changes that are carried out through an output transformer for the external amplifier of your choice. Like a dynamic microphone, a ribbon does not require tubes, batteries or a power supply of any kind. In the case of RCA 44, the chassis is built to absorb mechanical shocks, the output transformer is shielded against magnetic fields and the capsule is resistant to changes in humidity, temperature and barometric pressure. The RCA 44 is a high-fidelity ribbon (or “speed”) microphone that was originally designed for use in a broadcast studio. The 44 series consisted of three models, the 44A, 44B and 44BX. All microphones in this series were bidirectional, that is, an eight-digit polar pattern. The 44A was introduced in 1933 and had a bronze finish. The 44B was introduced in 1936; it had a stronger magnet to obtain a higher output and came in a black and chrome finish. The 44BX was introduced in 1938, featuring the same magnet and an umber-colored finish that did not reflect stage use.The only significant difference between the 44B and 44BX is the position of the output cable. Series 44 microphones have a frequency response from 50 Hz to 15 kHz. It is also possible to attenuate low frequencies by switching a circuit jumper inside the microphone body. This provides three positions marked M (for music), V1 and V2 (for voice). The M setting allowed full frequency response, while the V1 and V2 settings attenuated the low frequencies to eliminate the ‘proximity effect’ resulting from a conversation very close to the microphone. Some of these microphones were later modified to have an external switch to select ‘M’ and ‘V’ settings. The RCA 44 series was an instant success after its initial release in the 1930s and continued to dominate recording and broadcasting for many years. The successor was the RCA 77, which offers several polar patterns and a smaller, lighter body. The growing popularity of the 77 Series, as well as the highly improved condenser microphones of the early 1950s, led to the end of the 44BX and was finally discontinued in 1955. But the RCA 44 Series remains highly revered today, and can be found in the best of the best. professional studios in the world. The unique tone of RCA 44 has lent some magic to countless recordings over the past eight decades.