Horário de funcionamento:
Segunda – fechado
Terça – expediente interno
Quarta a domingo das 9h às 17h – aberto ao público

Piano Vertical | Upright Piano

  • Início
  • Piano Vertical | Upright Piano
Marca: Gustav Breyer, Hamburgo. 
Material/Técnica: Mista 
Século: XX 
Procedência: Catedral do Bom Jesus de Cuiabá 
Dimensão: 135x40x160cm
Dados Históricos: O piano vertical (armário) foi desenvolvido para ser um dos menores, mais econômicos e mais portáteis instrumentos. Ao mesmo tempo, fabricantes e inventores queriam produzir um som que estivesse o mais próximo possível, em força e qualidade, daquele emitido por um piano de cauda. Entretanto, tais objetivos eram incompatíveis entre si. O mérito pela invenção deste piano é dividido entre Matthias Müller (Viena) e John Isaac Hawkings (Philadelphia). MüIler utilizou o mesmo esquema mecânico de um piano de cauda da época. Entretanto, optou por ter o ponto de atrito dos martelos sobre as cordas mais próximo do que o usual, e isto resultaram em um som que tinha poucas notas altas, sendo, assim, pouco parecido com o piano tradicional. Hawkings era um engenheiro e seu instrumento era excepcionalmente engenhoso, tendo uma estrutura de ferro e um teclado dobrável. Infelizmente, tinha um péssimo timbre e desafinava com facilidade. Talvez por esses motivos, nenhum dos instrumentos atingiu o reconhecimento merecido. A popularidade do piano vertical na Europa disparou em 1826 quando um construtor de nome Wornum desenvolveu um mecanismo que combinava precisão com durabilidade. Esse novo mecanismo permitia repetir a mesma nota com maior velocidade. Ignace Pleyel, de Paris, adotou e aperfeiçoou esse mecanismo, que passou a ostentar o seu nome. O sucesso foi tão notável que se tornou extremamente difícil vender pianos de mesa na Europa.
Brand: Gustav Breyer, Hamburg. 
Material / Technique: Mixed 
20th Century
Origin: Good Jesus of Cuiabá Cathedral
Dimension: 135x40x160cm
Historical Data: The upright piano (cabinet) was developed to be one of the smallest, most economical and most portable instruments. At the same time, manufacturers and inventors wanted to produce a sound that was as close as possible, in strength and quality, to that emitted by a grand piano. However, such objectives were incompatible with each other. The merit for the invention of this piano is divided between Matthias Müller (Vienna) and John Isaac Hawkings (Philadelphia). MüIler used the same mechanical scheme as a grand piano from time. However, he chose to have the point of friction of the hammers on the strings closer than usual, and this resulted in a sound that had few high notes, thus being little like the piano traditional. Hawkings was an engineer and his instrument was exceptionally ingenious, having an iron frame and a folding keyboard. Unfortunately, it had a bad tone and was out of tune with ease. Perhaps for these reasons, none of the instruments achieved the recognition they deserved. The popularity of upright piano in Europe went off in 1826 when a builder named Wornum developed a mechanism that combined precision with durability. This new mechanism made it possible to repeat the same note with greater speed. Ignace Pleyel, from Paris, adopted and perfected this mechanism, which started to boast your name. The success was so remarkable that it became extremely difficult to sell table pianos in Europe.