Horário de funcionamento:
Segunda – fechado
Terça – expediente interno
Quarta a domingo das 9h às 17h – aberto ao público

Oratório Preto e Imaginária de Santa Rosa de Lima | Black Oratory and Imaginary of Saint Rosa de Lima

  • Início
  • Oratório Preto e Imaginária de Santa Rosa de Lima | Black Oratory and Imaginary of Saint Rosa de Lima
Oratório Preto
Autor: Desconhecido
Material/Técnica: Madeira/Entalhe/Enceramento
Procedência: Catedral do Senhor do Bom Jesus de Cuiabá
Século: XVIII
Dimensão: 47,5x76x36 cm
Data Históricos: Peça de madeira encerada sem entalhes acompanha a imagem de Santa Rosa de Lima do Século XVII, possivelmente trazida pelos bandeirantes (1719) e na época da construção da Igreja Nossa Senhora do Rosário (1730) e colocada para adoração – segundo o relato do pároco da Igreja Padre Teodoro. Trazia uma anotação à parte feita pelo Padre José Oscar Beozzo de Lins/SP, de 12/01/1978:“Provavelmente Nossa Senhora Menina – Arte Cusquenha/Cusco-Peru, século XVII”.Pertencia ao acervo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e através do convênio com a MITRA e FCMT(Fundação Cultural de Mato Grosso) a peça passou a integrar o acervo do Museu de Arte Sacra MT, no ano de 1981.
Black Oratory
Author: Unknown
Material / Technique:  Wood / Carving / Waxing
Origin: Good Jesus of Cuiabá Cathedral
18th century
Dimension: 47,5x76x36 cm
Historical data: Waxed wooden piece with notches accompanies the 17th century image of Santa Rosa de Lima, possibly brought by the bandeirantes (1719) and at the time of the construction of the Nossa Senhora do Rosário Church (1730) and placed for worship – according to the report of the pastor of Padre Teodoro Church. He had a separate note made by Father José Oscar Beozzo de Lins / SP, of 12/01/1978: “Probably Our Lady Girl – Cusco Art / Cusco-Peru, 17th century”. It belonged to the collection of the Church of Nossa Senhora do Rosário and São Benedito and through the agreement with MITRA and FCMT (Cultural Foundation of Mato Grosso) the piece became part of the collection of the Museu de Arte Sacra MT, in 1981.
Imaginária de Santa Rosa de Lima
Autor: Desconhecido
Material/Técnica: Pintura policromada sobre madeira
Século: XVII
Procedência: Igreja Nossa Senhora do Rosário e capela São Benedito
Dimensão: 64x34x25
Dados HIstóricos: Primeira santa da América do Sul, Padroeira do Peru, das Ilhas Filipinas e de toda a América Latina. Santa Rosa nasceu em Lima (Peru) em 1586; filha de pais espanhóis, chamava-se Isabel Flores, até ser apelidada de Rosa por uma empregada índia que a admirava, dizendo-lhe: “Você é bonita como uma rosa!”. A mudança oficial do nome de Isabel para Rosa ocorreu quando ela tomou o hábito da Ordem Terceira Dominicana, da mesma família de sua santa e modelo de devoção: Santa Catarina de Sena e, a partir desta consagração, passou a chamar-se Rosa de Santa Maria. Devido à ausência de convento no local em que vivia, Santa Rosa de Lima renunciou às inúmeras propostas de casamento e de vida fácil: “O prazer e a felicidade de que o mundo pode me oferecer são simplesmente uma sombra em comparação ao que sinto”. Começou a viver a vida religiosa no fundo do quintal dos pais e, assim, na oração, penitência, caridade para com todos, principalmente índios e negros, Santa Rosa de Lima cresceu na união com Cristo, tanto quanto no sofrimento, por isso, tempos antes de morrer, aos 31 anos (1617), exclamou: “Senhor, fazei-me sofrer, contanto que aumenteis meu amor para convosco”. Foi canonizada a 12 de abril de 1671 pelo Papa Clemente X.
Author: Unknown 
Material / Technique: Polychrome painting on wood
17th century
Origin: Our Lary of Rosary Church and Saint Benedict Chapel
Dimension: 64x34x25
Historical Data: First saint of South America, Patroness of Peru, of the Philippine Islands and of all Latin America. Santa Rosa was born in Lima (Peru) in 1586; daughter of Spanish parents, her name was Isabel Flores, until she was nicknamed Rosa by an Indian maid who admired her, saying: “You are beautiful as a rose!”. The official change of name from Isabel to Rosa occurred when she took up the habit of the Third Dominican Order, of the same family as her saint and model of devotion: Santa Catarina de Sena and, from this consecration, she became Rosa de Santa Maria. Due to the absence of a convent in the place where he lived, Santa Rosa de Lima renounced countless proposals for marriage and an easy life: “The pleasure and happiness that the world can offer me are simply a shadow compared to what I feel”. He began to live the religious life at the bottom of his parents’ backyard and, thus, in prayer, penance, charity for all, especially Indians and blacks, Santa Rosa de Lima grew in union with Christ, as much as in suffering, therefore, times before he died, at the age of 31 (1617), he exclaimed: “Lord, make me suffer, as long as you increase my love for you”. She was canonized on April 12, 1671 by Pope Clement X.