Autor: Desconhecido
Material/Técnica: Madeira; Marfim; Metal;
Século: XIX
Procedência: Acervo Pessoal de Dom Aquino Corrêa
Dimensão: 170x61x18 cm
Dados Históricos: Oratório de parede feito de jacarandá, com entalhes simples seguindo o estilo neoclássico. Na frente tem uma porta de vidro com a parte superior arredondada, não há mais a fechadura. Internamente é revestida de veludo vermelho. Ao centro há uma cruz romana feita de marfim cujas pontas, de metal, têm retratadas as imagens dos quatro evangelistas, feitas de resina. Tem ainda a imagem de Cristo feita do mesmo material da cruz; a coroa de espinhos e o tecido são feitos de metal.Seu uso remonta à Idade Média. Os registros mais remotos encontrados relatam que as primeiras caravelas que aportaram no Brasil no séc. XVI traziam um oratório que guardava uma imagem de Nossa Senhora da Esperança. No entanto, seu uso generalizado nas moradias brasileiras só aconteceu no séc. XVIII, permanecendo até o séc. XX, quando muitos deles foram abandonados nas capelas em ruínas ou nas santas-cruzes de beira de estrada.
Author: Unknown
Material/Technical:Wood; Ivory; Metal
19th Century
Origin: Personal collection of Don Aquino Corrêa
Dimension: 170x61x18 cm
Historical Data: Oratory of wall made of rosewood, with simple carvings following the neoclassical style. In the front there is a glass door with a rounded top, there is no lock. Internally it is covered with Red velvet. In the center there is a Roman cross made of ivory whose ends, made of metal, depict the images of the four evangelists, made of resin. There is also the image of Christ made of the same material as the cross; the crown of thorns and the fabric are made of metal. Its use dates back to the Middle Ages. The most remote records found report that the first caravels that landed in Brazil in the 19th century. XVI brought an oratory that kept an image of Our Lady of Hope. However, its widespread use in Brazilian homes only happened in the century. XVIII, remaining until the century. XX, when many of them were abandoned in the ruined chapels or on the roadside holy crosses.