Horário de funcionamento:
Segunda – fechado
Terça – expediente interno
Quarta a domingo das 9h às 17h – aberto ao público

Assento para Bispos | Bishops Chair

  • Início
  • Assento para Bispos | Bishops Chair
Autor: Desconhecido
Material/Técnica: madeira/entalhe/verniz/tecido/ bordado
Século: XX
Procedência: Catedral Metropolitana de Cuiabá
Dimensão: 157x74cm
Dados Históricos: Poltrona que pertenceu a Dom Bonifácio Piccinini, quarto arcebispo da Arquidiocese de Cuiabá. Foi utilizado pelo papa João Paulo II quando visitou a capital do estado de Mato Grosso em 1991. Nos elementos entalhados na cadeira destacam-se: a folha de acanto usada frequentemente em templos e monumentos sacros; passou, com o tempo, a ser associada à pureza e à imortalidade da alma, devido à perfeição da folha. A concha como simbologia cristã tem um significado que recorda a passagem de Santo Agostinho ao encontrar um jovem na praia, que com uma concha procurava pôr toda a água do mar num buraco cavado na areia, lhe perguntou o que fazia; e, tendo obtido a resposta, explicou-lhe a sua vã tentativa, e, assim, Santo Agostinho compreendeu a referência ao seu inútil esforço de procurar fazer entrar a infinidade de Deus na limitada mente humana. Está aí expresso um convite ao conhecimento de Deus, mesmo se na humildade da incapacidade humana; como segundo significado, a concha é o mais antigo símbolo conhecido de representação do peregrino, e é mencionada pela primeira vez com esse significado no sermão Veneranda Dies, que compõe o livro I do Liber Sancti Jacobi, parte integrante do Código Calixtino, datado de meados do século XII. Nesse sermão, a concha é apresentada como símbolo das “boas obras”, sendo levada pelos peregrinos cosida às suas roupas para honrar a São Tiago. Extrai-se do Veneranda Dies o seguinte excerto: “As duas partes ou valvas são o símbolo da caridade, do amor de Deus e do amor ao próximo. A concha se assemelha a uma mão que se abre para realizar boas obras, porque o peregrino deve ser dadivoso, casto, sóbrio e deve extirpar tudo o que seja origem de pecado”. A cruz romana recebe este nome porque era usada pelos romanos para punir os seus criminosos, o que nos remete ao sacrifício sofrido por Cristo para a salvação dos homens. O brasão de armas bordado na poltrona pertence ao arcebispo Dom Bonifácio Piccinini e tem por simbologia: o escudo tem dois campos, o vermelho representa o Espírito Santo que envolve com o seu amor a Virgem Maria, estrela do brasão (símbolo salesiano), irrompe, também, ao coração do armígero engendrando o amor ao rebanho de Cuiabá, campo de ouro. Ao centro, postas em cruz, viradas com os bicos para o centro sem se tocarem, três picaretas com os esmaltes trocados e uma estrela de seis raios, de ouro, no cantão superior à direita; a cruz representa a fé no Senhor do Bom Jesus (padroeiro de Cuiabá) ao mesmo tempo em que os quatro elementos da cruz (enxadas), lembram a origem do prelado. As insígnias: arquiepiscopal; chapéu prelatício com quatro fileiras de borlas, de cor verde, cruz arquiepiscopal e palio. Lema: Bonum Facere Parvulis (fazer o bem aos pequeninos) que é uma clara referência ao nome do prelado e à pequenez evangélica necessária para entrar no Reino dos Céus.
Author: Unknown
Material/Technical: wood/notch/varnish/embroidery
20th Century
Origin: Cathedral Metropolitan of Cuiabá
Dimension: 157x74cm
Historical Data: Armchair that belonged to Dom Bonifácio Piccinini, fourth archbishop of the Archdiocese of Cuiabá. It was used by Pope John Paul II when he visited the capital of the state of Mato Grosso in 1991. The elements carved in the chair include: the acanthus leaf used frequently in temples and sacred monuments; over time, it became associated with the purity and immortality of the soul, due to the perfection of the leaf. The shell as a Christian symbol has a meaning that recalls the passage of Saint Augustine when he met a young man on the beach, who with a shell tried to put all the sea water in a hole dug in the sand, asked him what he was doing; and having obtained the answer, he explained his vain attempt, and thus Saint Augustine understood the reference to his useless effort to try to bring God’s infinity into the limited human mind. There is expressed an invitation to the knowledge of God, even if in the humility of human incapacity; as a second meaning, the shell is the most ancient known symbol of representation of the pilgrim, and is mentioned for the first time with this meaning in the sermon Veneranda Dies, which composes book I of Liber Sancti Jacobi, an integral part of the Calixtine Code, dating from the mid-12th century. In this sermon, the shell is presented as a symbol of “good works”, being taken by pilgrims sewed to their clothes to honor Saint James. The following excerpt is taken from Veneranda Dies: “The two parts or valves are the symbol of charity, the love of God and love of neighbor. The shell resembles a hand that opens to do good works, because the pilgrim must be gifted, chaste, sober and must remove everything that is the source of sin ”. The Roman cross gets its name because it was used by the Romans to punish their criminals, which refers to the sacrifice suffered by Christ for the salvation of men. The coat of arms embroidered on the armchair belongs to Archbishop Dom Bonifácio Piccinini and has as its symbolism: the shield has two fields, the red represents the Holy Spirit who embraces the Virgin Mary, star of the coat of arms (Salesian symbol) with his love, also breaks into the heart of the armígero engendering love for the flock of Cuiabá, gold field. In the center, placed in a cross, turned with the beaks towards the center without touching, three picks with the changed enamels and a gold six-rayed star in the upper right corner; the cross represents faith in the Lord of Bom Jesus (patron saint of Cuiabá) at the same time as the four elements of the cross (hoes), remember the origin of the prelate. The insignia: archiepiscopal; prelate hat with four rows of tassels, green, archiepiscopal cross and pallio. Motto: Bonum Facere Parvulis (doing good to little ones) which is a clear reference to the name of the prelate and the evangelical smallness necessary to enter the Kingdom of Heaven.