Dia Internacional dos Povos Indígenas

19 abr

O Dia dos Povos Indígenas é uma data promulgada da década de 1940 durante o Estado Novo comandado por Getúlio Vargas.

Dito isso, a celebração dos povos indígenas aconteceu a partir do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940, com o objetivo de reunir os líderes indígenas das diferentes regiões do continente americano e zelar pelos seus direitos.

Hoje, 83 anos após esse congresso, os propósitos continuam os mesmos, com políticas públicas o acesso de educação e inclusão social e cultural.

Aqui no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, na Exposição Complexo no roteiro de mediação não poderíamos deixar de enfatizar que antes da chegada dos bandeirantes o morro onde hoje comporta o Museu, a igreja Bom Despacho e a fundação era chamado de IKUIÉRI “Monte das Estrelas” por conta das pepitas de ouro que desciam pelo córrego da prainha quando era o ciclo da chuva pois acreditamos que a consciência histórica visando que essa terra era habitadas por vários povos de vários lugares é importante para a população cuiabana que é tão diversa.

Com a orientação de criar uma data para os povos indígenas aqui no Brasil e, sobretudo, por influência de Marechal Rondon, o governo de Getúlio Vargas decidiu acatar a proposta.

Isso foi oficializado por meio do decreto-lei nº 5.540, de 2 de junho de 1940.