Horário de funcionamento:
Segunda – fechado
Terça – expediente interno
Quarta a domingo das 9h às 17h – aberto ao público

Biblioteca Ação Cultural em Rede – Homenagem a Marly Pommot Maia

  • Início
  • Biblioteca
  • Biblioteca Ação Cultural em Rede – Homenagem a Marly Pommot Maia

BIBLIOTECA AÇÃO CULTURAL EM REDE 

HOMENAGEM A MARLY POMMOT MAIA

MARLY POMMOT MAIA 

Filha de Georges Pommot e Maria Ambrósio Pommot, conhecidos como o “Casal Pommot”, Marly nasceu em 9 de junho de 1939, na cidade de Cuiabá – Mato Grosso. Reconhecida pela dedicação na preservação de bens e objetos históricos, no decorrer da vida profissional preparou e ministrou cursos e palestras, publicou dois opúsculos pertinentes à preservação e conservação museológica. Na década de 1980, dedicou-se a elaborar e montar catálogos explicativos e para divulgação do Museu Histórico, Museu de História Natural e do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso e, consequentemente, foi responsável pela abertura deste último, em 1980.

Ao longo da vida, Marly efetuou diversas pesquisas, subsidiadas pelas obras literárias de autores mato-grossenses, visando auxiliar na identificação das imagens como “Ruas Antigas de Cuiabá”, “Casas e Sobrados de Cuiabá”, “Governos de MT e seus auxiliares” e “Monumentos da Cidade”. Em 1995, participou da montagem e inauguração da Casa de Memória de Chapada dos Guimarães/MT e, posteriormente, em 1997, elaborou e publicou o opúsculo “Conservação e Preservação Documental”, além de ter colaborado em várias pesquisas e identificação de fotos para autores de obras sobre Mato Grosso.

Em 2005, trabalhou na curadoria no projeto de implantação da Casa de Memória Edith Da Silva Fontes – Dona Sinharinha, na Passagem da Conceição, distrito de Várzea Grande/MT, empreendimento particular de iniciativa do empresário Paulo Lúcio Fontes, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso.

No fim de sua vida profissional, com 67 anos, coordenou o inventário de 1.700 peças da antiga Farmácia São Pedro, visando a criação de um museu no local, na cidade de Poxoréu/MT.

Sua última participação, enquanto funcionária pública, foi a inauguração do Museu Histórico, no prédio do antigo Thesouro do Estado, tendo recebido ali diversas homenagens, inclusive do Governador do Estado, na época, Blairo Borges Maggi. Aposentou-se em 2007, pela Secretaria de Estado de Cultura do Estado de Mato Grosso, ocasião na qual foi ovacionada por todos os demais colaboradores da extinta Fundação Cultural do Estado de Mato Grosso.

Pela sua vida e obra, e pela vasta contribuição ao patrimônio cultural de Mato Grosso, homenageamos Dona Marly e buscamos manter viva a sua memória ao nomear a “Biblioteca Ação Cultural em Rede – Marly Pommot Maia”.

BIBLIOTECA AÇÃO CULTURAL EM REDE 

 

A Ação Cultural possui certificado de Pontão de Cultura e Ponto de Leitura pela política Nacional de Cultura Viva do extinto Ministério da Cultura – MinC, que possibilitou a implantação da “Biblioteca Ação Cultural em Rede”, hoje instalada no prédio do Seminário da Nossa Senhora da Conceição, que abriga o Museu de Arte Sacra.

A Biblioteca inicialmente possuía um acervo composto por livros paradidáticos englobando literatura e poesia. Acervo esse que foi ampliado e remanejado em 2019 para outros municípios do estado por meio das unidades de Bibliotecas Containers.

Em 2020, selecionada pelo edital Nascentes da Lei Aldir Blanc da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer – SECEL MT, foram adquiridos títulos nas áreas de museologia, fotografia, história da arte, artes plásticas, fotografia, arquitetura e urbanismo, patrimônio cultural, arte sacra, conservação e restauro, como também reestruturação do espaço físico.

No ano de 2021 foi realizada uma enquete para escolher uma personalidade a ser homenageada na biblioteca, e a selecionada foi a servidora pública Marly Pommot Maia, reconhecida pela dedicação na preservação de bens móveis integrados, incluindo os do Museu de Arte Sacra.

Além da biblioteca física reaberta em 2022, também fomos Contemplados no edital TocaLivros 2021, com a  biblioteca virtual “Ação Cultural em Rede – Marly Pommot Maia”, a qual possui mais de 50 mil e-books e 3 mil audiolivros disponíveis para empréstimo gratuito, através da Plataforma TocaLivros.

A Biblioteca Ação Cultural em Rede – Marly Pommot Maia contribui com os objetivos do museu em preservar, documentar, comunicar, educar e pesquisar, tendo como diretriz estimular na comunidade a leitura e fomentar a pesquisa. As atividades educativas desenvolvidas são  oficinas, rodas de conversa, palestras, cursos de capacitação, café filosófico, entre outras.

Essa biblioteca é mais um dos espaços do MAS-MT para a comunidade!

Sejam bem-vindos!

O USO DA BIBLIOTECA EXIGE ALGUMAS ORIENTAÇÕES

A biblioteca Ação Cultural em Rede, do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso está localizada no 1° Andar do Prédio Nossa Senhora da Conceição, na rua Clóvis Hugueney, N° 239, Bairro Dom Aquino, Cuiabá/MT, com horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 9 horas às 17h00.

A Biblioteca tem como missão atender alunos, professores, pesquisadores e colaboradores, fornecendo subsídios à pesquisa e à leitura por meio dos materiais disponíveis em seu acervo.

O acervo da Biblioteca é constituído por livros, catálogos, revistas, obras de referências, dicionários e se encontram ordenados por assuntos e identificados nas estantes.  

A Biblioteca é aberta a toda comunidade, sendo seus usuários classificados como: 

  1. Potenciais: funcionários e equipe técnica vinculados ao MAS-MT e Ação Cultural; 
  2. Eventuais: discentes, docentes, pesquisadores e a comunidade externa. 

Aos usuários potenciais é permitido o acesso aos serviços oferecidos pelas Bibliotecas, a  dias renovável por consulta ao acervo e o empréstimo domiciliar por 7 (sete) dias, renovável por seu mesmo período, conforme estabelecido. Aos usuários eventuais é facultado o direito de acesso apenas para consulta no local do acervo. 

São direitos dos usuários da Biblioteca:

  • Utilizar os materiais informacionais e computadores disponíveis para consulta e demais serviços oferecidos respeitando o Regulamento Interno da Biblioteca;
  • Utilizar todos os serviços disponíveis nas Bibliotecas e em caso de dificuldades ou dúvidas sobre a recuperação ou localização de qualquer material, solicitar ajuda do responsável imediato;
  • Sugerir títulos de qualquer material informacional para futuras aquisições ou outra forma que a Biblioteca adotar, como por exemplo, lista de sugestões;
  • Encaminhar reclamações/sugestões visando ao aprimoramento dos serviços prestados.

São deveres dos usuários da Biblioteca: 

  • Respeitar e cumprir o Regulamento Interno;
  • Manter-se em silêncio ou conversar em voz baixa nas dependências da Biblioteca;
  • Zelar pelo espaço físico, pelos materiais informacionais e equipamentos existentes na Biblioteca;
  • Informar aos responsáveis da Biblioteca sobre quaisquer problemas ou danos aos equipamentos e materiais informacionais;
  • Deixar todos os materiais informacionais consultados sobre as mesas; 
  • Tratar os responsáveis da Biblioteca com respeito e educação;
  • Obedecer os prazos de empréstimo/devolução;

Adicionar Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *