#Acervo: Escarradeira

Ontem (24) foi o dia Mundial de combate à Tuberculose, e por esse motivo, a postagem do acervo de hoje será sobre a escarradeira. A escarradeira é um recipiente próprio para cuspir, comumente usado por usuários de tabaco de mascar e por pessoas acometidas pela tuberculose que precisavam eliminar o catarro, sobretudo nos séculos XIX e XX.

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso contém em seu acervo essa Escarradeira. Datada do século XIX e de autoria desconhecida, essa peça foi produzida em porcelana branca. Esse objeto faz parte do acervo pessoal de Dom Aquino Corrêa, ilustre morador do Seminário Nossa Senhora da Conceição, onde residiu por 34 anos. Hoje, ele compõe a exposição de longa duração “Ilustre morador Dom Aquino Corrêa” do MAS-MT.

Post anterior

Biblioteca virtual