Horário de funcionamento:
Segunda – fechado
Terça – expediente interno
Quarta a domingo das 9h às 17h – aberto ao público

CINE-DEBATE | Rio Cuiabá, suas histórias; antigas e novas formas de habitá-lo com Caroline Araújo e Ingrid Santos

  • Início
  • Vídeos
  • CINE-DEBATE | Rio Cuiabá, suas histórias; antigas e novas formas de habitá-lo com Caroline Araújo e Ingrid Santos
11 set

O cine-debate faz parte do projeto #MASMTEMCASA​ que engloba lives e conteúdos informativos para você vivenciar e conhecer o Museu sem sair de casa. Os cine-debates acontecem todas as quartas-feiras com a exibição de um curta/documentário e com convidados super especiais debatendo o tema abordado, sempre simultaneamente na nossa pagina no Facebook e Canal do Youtube.
Curta: “O Outro lado do Rio” de Caroline Araújo. Debate – Rio Cuiabá, sua História, antigas e as novas formas de habitá-lo.
Sinopse: A cidade é um ambiente vivo. O metabolismo da cidade de Cuiab a partir de histórias sobre o Rio que a nomeia é o mote de “O outro lado do Rio” (Caroline Araújo, 2015, 23’).
Caroline Araújo – formada em Comunicação Social – Rádio e TV – pela universidade Federal de Mato Grosso, é especialista em Cinema pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Mestre em Estudos de Cultura do Contemporâneo pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT) onde atualmente desenvolve projeto de pesquisa de doutoramento e faz parte do Grupo de pesquisa Artes Hibrídas. Caroline Araújo trabalha com audiovisual e produção cultural há 20 anos, atuando como realizadora, documentarista, produtora executiva, diretora de produção e diretora de arte.  É diretora executiva do Guará – Festival de Cinema Ambiental que acontece em itinerância desde 2007 por municípios de Mato Grosso. Trabalhou como produtora de quatro edições do Festival de Cinema Feminino “Tudo Sobre Mulhere” e em diferentes funções na MAUAL – Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina -, realizada pelo Cineclube Coxiponés, instituição da qual é parceira desde os tempos da graduação. Caroline foi a produtora local do projeto “FIFA’s Profile 2014”, realizado pela HBS Broadcasting – Cuiabá/Londres, em 2013, e foi coordenadora de produção local da “Missão FIFA 2014”- Cuiabá/Manaus, em 2014. Trabalhou em diversos curtas e longas metragens brasileiros e mato–grossenses como o longa “O Homem Mau Dorme Bem”, de Geraldo Moraes; os curtas “Baseado em Fatos Reais”, “Depois da Queda”, “S2” e “Três Tipos de Medo”, de Bruno Bini; “Horizontem”, “Paraizoo”, de Amauri Tangará, “3,60”, de Severino Neto e “Pandorga”, de Maurício Pinto. Foi Diretora de Comunicação da ABD Nacional – Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas de 2012 a 2013, além de ter ocupado a Diretoria Executiva da AMAV/ABD – MT entre 2010 e 2014. Em parceria com a Monkey Filmes, produziu, roteirizou e dirigiu mais de 120 curtas documentários para a Assembléia Legislativa de Mato Grosso, entre 2013 e 2019 (seis deles compartilhados nessa Temporada de Filmes Online). Em 2020 lançou dois telefilmes documentários vencedores de prêmios municipais e federais: “Vila Haiti”, de Luzo Reis, em que atuou como roteirista e produtora executiva, e atualmente licenciado pela CineBrasilTV e “Missivas”, que co-roteirizou, co-produziu e co-dirigiu com Maurício Pinto e faz parte da grade de programação da EBC- Empresa Brasil de Comunicação.
Confira os Filmes de Caroline Araújo aqui.
Debatedora convidada:
Ingrid Regina da Silva Santos – Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso, atualmente desenvolve pesquisa na perspectiva cultural, etnogeográfica e da Geografia Humanísta. Sendo pesquisadora no Laboratório de Dinâmicas Socioespaciais e Territoriais no IESA/UFG. Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia no IESA/UFG. Desenvolve pesquisas com as seguintes temáticas: reflexos da degradação dos recursos hídricos nas Comunidades Ribeirinhas do rio Cuiabá; Percepção Ambiental; Turismo gastronômico e turismo e desenvolvimento local. 
#masmt #museu #masmtemcasa #secel #acaocultural #patrimoniocultural #arte #Cultura #saibamais #govmatogrosso #artesacra #museumt #museus #museuscuiabá #museuscuiabano #cuiaba #cuiabazinho #cuiababrasa #cuiabamt #museudeartesacra #museudeartesacramt

Adicionar Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *