LIVE | Arte e Clima na pandemia com Michèle Sato

05 set

A live faz parte do projeto #MASMTEMCASA que engloba lives e conteúdos informativos para você vivenciar e conhecer o Museu sem sair de casa. As Lives acontecem todas as quintas, sextas e sábados com convidados super especiais com temas relacionados a educação, história, arquitetura e patrimônio, sempre simultaneamente pela conta do MASMT no Instagram (@museudeartesacramt), na nossa pagina no Facebook e Canal do Youtube.

O tema abordado hoje é “Arte e clima na pandemia” com a convidada Michèle Sato, licenciada em Ciências Biológicas (São Paulo: 1982), mestre em Filosofia (Norwich: 1992), doutora em ciências (São Carlos: 1997), pós-doutorado em Educação (Canadá, 2007), pós-doutorado em educação (Espanha, 2014). É docente titular no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pesquisadora do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA). Principais áreas de atuação: educação ambiental, artes, emergência climática, direitos humanos, migração climática e epistemologia popular. Atualmente tem pesquisa com arte-educação-ambiental como meio de se comunicar o clima. A convidada busca um início de diálogo do ambiente com a arte em aspectos mais específicos sobre o clima e os desastres oriundos do colapso climático, como a devastação de florestas que origina a pandemia a exemplo da Covid-19. Ela interpreta que o maior responsável não é o vírus, ou o morcego, mas o Homo sapiens, que em nome da ganância financeira resolveu chamar a natureza de “recursos” naturais, a seu serviço e bem-estar. Mas é o humano também responsável pela bondade, pela beleza, pela estética que pode tornar o mundo possível mais belo.