• Lives
  • LIVE | Os museus como espaço de pesquisa: notas sobre Antropologia, Arte Sacra e Patrimônio Cultural com Lilian Alves Gomes
29 jul

A live faz parte do projeto #MASMTEMCASA que engloba lives e conteúdos informativos para você vivenciar e conhecer o Museu sem sair de casa. As Lives acontecem todas as quintas, sextas e sábados com convidados super especiais com temas relacionados a educação, história, arquitetura e patrimônio, sempre simultaneamente pela conta do MASMT no Instagram (@museudeartesacramt), na nossa pagina no Facebook e Canal do Youtube.

O tema abordado hoje é “Os museus como espaço de pesquisa: notas sobre Antropologia, Arte Sacra e Patrimônio Cultural” com a convidada Dra. Lilian Alves Gomes, Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio De Janeiro, onde também obteve o mestrado. Realizou estágio (bolsa doutorado sanduíche) na École Pratique des Hautes Études e participou do Seminário Internacional de Verão de Museologia da École du Louvre. Sua tese de doutorado intitulada “A peregrinação das coisas: trajetórias de imagens de santos, ex-votos e outros objetos de devoção” recebeu o primeiro lugar do prêmio Sílvio Romero, concedido pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular – CNFCP / IPHAN e foi indicada pelo programa de pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional para o prêmio Capes de teses. Atualmente é pesquisadora do Centro de Estudos Sociais aplicados da Universidade Cândido Mendes e pesquisadora colaboradora do grupo de estudos sobre Políticas de Preservação do Patrimônio Cultural da UNIRIO, sob a coordenação das professoras Márcia Chuva e Leila Aguiar. Possui experiência em ensino presencial e semi-presencial (Antropologia, Sociologia e Patrimônio Cultural); elaboração de pareceres técnicos e assessoria ad hoc em projetos culturais (para órgãos de cultura); consultorias envolvendo levantamento e análises de dados qualitativos. Atua principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural; museus e exposições; arte e cultura; religião, objetos e espaço público; subjetividades contemporâneas.

Tags: