Horário de funcionamento:
Segunda – fechado
Terça – expediente interno
Quarta a domingo das 9h às 17h – aberto ao público

Homenagem ao Dia do Ceramista integra programação online do Museu de Arte Sacra

  • Início
  • Notícias
  • Homenagem ao Dia do Ceramista integra programação online do Museu de Arte Sacra
28 maio

O museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT) traz uma novidade em sua programação online desta semana. No dia nacional do ceramista, celebrado nesta quinta-feira (28.05), o equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) lança, às 19h, a exposição online em homenagem ao mestre da cerâmica Clínio Moura.

A exibição entra em cartaz no canal de YouTube Museu Arte Sacra e mostrará o acervo de um dos mais antigos artesãos do Estado.  Com curadoria de Viviene Lozzi, a exposição reúne codornas em argila e esculturas de santos em argila sobre óleo, dentre as quais a imagem de São Gonçalo do Amarante, santo violeiro e padroeiro da comunidade onde vivia Seo Clínio, o bairro São Gonçalo Beira Rio, situado na margem esquerda do rio Cuiabá.

“Além de ser uma expressão artística, a cerâmica é uma fonte de renda hoje na comunidade que possui apenas oito artistas produzindo. Essa exposição online é também uma forma de homenagear a resistência da cultura mato-grossense, mostrando o trabalho do povo ribeirinho, sua história, singularidade, memória e identidade”, explica Viviene Lozzi. 

O restante da programação semanal do MASMT terá ainda transmissões ao vivo em que especialistas convidados trazem informações sobre temas relacionados à educação, história, arte, arquitetura e patrimônio. As lives são transmitidas pelo perfil do Museu de Arte Sacra na rede social Instagram (@museudeartesacramt) às 19h, de quinta-feira a domingo. 

Os 60 anos de história da Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá será o tema da live desta quinta-feira (28.05). A convidada para falar sobre o assunto é Estela Costa, produtora do Vinde & Vinde, apresentadora da Rádio Difusora Bom Jesus e assessora de comunicação da Arquidiocese de Cuiabá.

Na sexta (29.05), a mestre em história e doutora em geografia, Elizabeth Johansen, trata sobre o tema “Devoções populares: múltiplos patrimônios culturais vivenciados cotidianamente”. 

No sábado (30.05), será a vez de aprender sobre “Inventários e proteção de bens eclesiásticos” com Joana Braga, pesquisadora que atua na atualização do Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados (INBMI) da cidade de Diamantina e região, em Minas Gerais.

E no domingo (31.05), a live terá a participação do professor e doutor em Educação, Silas Borges Monteiro, com o tema “Nada é mais grave que uma tradução”.

Com o projeto “MASMT em Casa”, a programação online contou também com mais um vídeo da série “Você Sabia?”, que traz curiosidades sobre o museu.  Nessa semana, o quadro apresenta os instrumentos musicais que pertenceram a Antiga Igreja Bom Jesus de Cuiabá. Esse e os demais vídeos da série estão disponíveis no canal de YouTube Museu Arte Sacra.

FONTE: Secom/mt

Adicionar Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *