Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições. Este é o tema da 17ª Semana Nacional de Museus que vai de 13 a 19 de maio deste ano, em todo o Brasil. A temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio) incentiva nesta edição, mais de mil instituições de cultura de todo o país que oferecem ao público, cerca de 3 mil atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais.
Em Mato Grosso, os museus do Estado também preparam uma programação voltada para a valorização desses aparelhos culturais essenciais para o desenvolvimento sociocultural da população. Todas as atividades são gratuitas e têm a intenção de mobilizar o público a visitar as instituições museológicas.
“Valorização é a palavra de ordem. É preciso cuidar, é preciso preservar e, essencialmente, é preciso prestigiar. Ficamos tanto tempo com os museus de portas fechadas e a agora, que estão abertas novamente, precisamos valorizar, mais do que nunca. Em quatro meses de trabalho já realizamos algumas exposições inéditas bem importantes. Até agora tivemos uma exposição nacional, duas exposições coletivas e inaugurações de novas alas, tanto do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso quanto na Casa Dom Aquino. E muito ainda está por vir, aguardem”, adianta o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec.
Já no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, haverá visitas monitoradas pela exposição permanente, com destaque para os famosos retábulos da antiga Catedral demolida em 1968, a nova ala de instrumentos musicais da Igreja do Bom Jesus de Cuiabá do período colonial e o acervo de Dom Aquino Corrêa, dentre muitas outras peças pertencentes a exposição permanente.
No MASMT também estão programadas para a 17ª Semana Nacional de Museus uma oficina de construção de filtros do sonho, agendada para sábado (18), a partir das 13h, e mediações diárias para a exposição temporária Festas Religiosas em Cuiabá, que segue em cartaz até dia 09 de junho.
Para a coordenadora do MASMT, Viviene Lozi, este é um ano importante para celebrar e valorizar as atividades dos museus do Estado. “O Museu de portas abertas novamente é uma conquista da sociedade e da instituição que sempre insistiu no segmento do patrimônio, com o intuito de valorizar e preservar a nossa história. Nosso objetivo é fazer com que o aparelho se recoloque novamente para a sociedade, com atividades educativas e culturais, pesquisas e preservação do patrimônio”.
Serviço
O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso fica na Praça do Seminário, na Rua Clóvis Hugney, 239, bairro Dom Aquino. Aberto à visitação de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h.
Outras informações: (65) 3646-9101
FONTE: Secom/MT