loader image

Dirce Camargo da Cruz Nascimento

  • Início
  • Dirce Camargo da Cruz Nascimento

Nascida em 11 de setembro de 1944, eis aqui a história real de Ďirce Camargo, uma mulher sábia, afável, amorosa, hospitaleira, trabalhadora, corajosa e ao mesmo tempo muito simples e humilde, como é a nossa gente de Mato Grosso. Oriundos da mesma região na zona rural da Grande Cuiabá, Dirce Camargo e Gabriel de Figueiredo se casaram ainda muito jovens e logo tiveram filhos. No total foram 16 gestações, e destas, oito filhos sobreviveram à dura realidade de uma época em que a mortalidade infantil era alta e as dificuldades imensas. Foram criados pelo casal e educadas por ela mesma, que possuía um talento nato como professora e educadora. Viveram por bom tempo na comunidade de Três Pedras, distrito Nossa Senhora da Guia, município de Cuiabá. Foi nomeada a ministrar aulas de alfabetização para crianças e adultos nessa comunidade de zona rural e por lá permanecendo por muito tempo, dedicando-se ao magistério e à construção de bons cidadãos. Então, um dia decidiu vir para a capital Cuiabá em busca de um futuro melhor para os filhos, alguns ainda menores de idade. Funcionária pública Estadual, com extensa folha de serviços prestados à educação pública, assim foi aposentada após duros e longos anos de trabalho, cumprindo com todos os méritos sua missão de criar os filhos e manter a família unida.
Todas as homenagens à contribuinte, cidadã, filha, esposa, mãe, nora, sogra, avó, bisavó Dirce Camargo da Cruz, são bastante merecidas. Seu lema, um legado que sempre ilustrava com a frase de Carlos Drummond de Andrade: “Viver em sociedade requer instinto de formiga, presas de leão e habilidades camaleônicas.” No dia 24 de agosto de 2020, aos 75 anos, 11 meses e 13 dias, faleceu as 6h10 de uma segunda-feira, vítima do Sars-Cov 2, COVID-19, como inúmeras, milhares de vítimas em Cuiabá e no mundo inteiro. Para nós familiares, parentes e amigos, sem dúvida, foi uma perda inestimável e irreparável. Já para o País e para Mato Grosso, a morte desta honrosa brasileira, mãe e educadora exemplar, entrou apenas para as estatísticas. Descanse em paz mamãe.
Logotipo

About Us

We must explain to you how all seds this mistakens idea off denouncing pleasures and praising pain was born and I will give you a completed accounts off the system and

Get Consultation

Contact Us