Horário de funcionamento:
Segunda – fechado
Terça – expediente interno
Quarta a domingo das 9h às 17h – aberto ao público

Guarda-chuva | Umbrella

Autor: Desconhecido
Material/Técnica: madeira/ tecido / costura
Século: XX
Procedência: Acervo pessoal de Dom Aquino Corrêa
Dimensões: 91 cm
Dados Históricos: Apesar da sua origem ser incerta o guarda-chuva é uma invenção muito antiga. Sabe-se que no século XII a.C. já era usado pelos chineses. Mais tarde os Assírios, Egípcios, Persas e Romanos tiveram influência na utilização de novos materiais na busca de conseguirem combinar a utilidade com a elegância. Durante muito tempo o guarda-chuva foi visto como um objeto com significado sagrado, ao ponto de só ser utilizado para cobrir as divindades e a realeza em procissões e eventos de grande significado espiritual. Esse aspecto de objeto “divino” chegou mesmo ao Cristianismo. Nas cerimónias litúrgicas existem sempre dois guarda-chuvas que seguiam à frente do Papa. Um deles, que ia aberto, simbolizava o poder temporal e o outro, sempre fechado, representava o poder espiritual. Foram os Japoneses e Chineses que mais contribuíram para a sua adopção como um simples acessório de protecção para a chuva e para o sol, sem quaisquer valores sociais ou divinos associados. É com esta função que o guarda-chuva chega à Grécia e a Roma, onde foi largamente usado como um acessório feminino.Durante a Idade Média o guarda-chuva desapareceu, apenas voltando a reaparecer por altura da Renascença, apesar do seu uso ser muito limitado, ao que também não seria estranho o facto de serem feitos em couro e com pesados cabos de madeira, podendo chegar aos 2 kg de peso. Mas a partir do momento que os Jesuítas introduziram a seda no fabrico dos guarda-chuvas, tudo mudou. Nos finais do século XVII foi na cidade de Paris que se começou a refinar o conceito deste acessório: melhorou-se o formato e criou-se a distinção entre guarda-chuva e guarda-sol. De imediato o guarda-sol passou a ser considerado peça indispensável para as mulheres da época. Esta nova utilização deu origem às sombrinhas enfeitadas com bordados em seda, de ar muito leve e que serviam para dar algum recato aos rostos durante os passeios ao sol. Talvez devido a este sucesso no meio do público feminino é que o guarda-chuva teve muita dificuldade em ser adoptado pelo lado masculino da sociedade. Só no final do XVIII é que ele começou a ser aceito pelos homens na Inglaterra, muito devido à obstinação do comerciante inglês Jonas Hanway, um apaixonado por guarda-chuvas, que conseguiu provar que eram dignos de serem utilizados por um gentleman.

Author: Unknown
Material/Technical: wood / fabric / sewing
20th Century
Origin: Personal collection of Don Aquino Corrêa
Dimension: 91 cm
Historical Data: Although its origin is uncertain, the umbrella is a very old invention. It is known that in the 12th century BC it was already used by the Chinese. Later, the Assyrians, Egyptians, Persians and Romans had an influence on the use of new materials in the search to combine utility with elegance. For a long time the umbrella was seen as an object with sacred meaning, to the point that it was only used to cover the deities and royalty in processions and events of great spiritual significance. This aspect of a “divine” object even reached Christianity. In liturgical ceremonies there are always two umbrellas that went ahead of the Pope. One, which was open, symbolized temporal power and the other, always closed, represented spiritual power. It was the Japanese and Chinese who contributed most to its adoption as a simple protection accessory for rain and sun, without any associated social or divine values. It is with this function that the umbrella reaches Greece and Rome, where it was widely used as a female accessory. During the Middle Ages the umbrella disappeared, only reappearing around the Renaissance, despite its use being very limited, which would also not be strange the fact that they are made of leather and with heavy wooden handles, reaching a weight of 2 kg. But once the Jesuits introduced silk into the manufacture of umbrellas, everything changed. At the end of the 17th century, it was in the city of Paris that the concept of this accessory began to be refined: the format was improved and the distinction between umbrella and parasol was created. Immediately the parasol started to be considered an indispensable piece for women of the time. This new use gave rise to parasols decorated with silk embroidery, with a very light air and that served to give some modesty to the faces during walks in the sun. Perhaps due to this success among the female audience is that the umbrella had a hard time being adopted by the male side of society. It was only at the end of the 18th that he began to be accepted by men in England, largely due to the obstinacy of the English merchant Jonas Hanway, a lover of umbrellas, who managed to prove that they were worthy of being used by a gentleman.