Horário de funcionamento:
Segunda – fechado
Terça – expediente interno
Quarta a domingo das 9h às 17h – aberto ao público

Irani Laccal

 Irani Laccal

A inquietude e a vontade para aprender novos conhecimentos, assim como a aptidão para repassá-los, sempre foi uma das características da ceramista Irani Laccal Gomes. Desde a infância, ela já gostava das artes. Por volta dos 07 anos, quando ia visitar seu avô, que tinha uma olaria, Irani já moldava de maneira intuitiva e ainda sem técnica suas “galinhas, panelinhas e bonequinhas de argila” durante suas férias escolares. Após deixar o interior do Paraná, Irani mudou-se com a família para Várzea Grande, onde começou a fazer cursos de corte e costura. Inclusive, em um desses cursos chegou a ser auxiliar da professora. Nesse período, Irani fazia peças de crochê, bordava, confeccionava panos de prato e os vendia na rua onde morava. 

Em 1985, começou a aprender pintura em porcelana. Após concluir o curso, continuou pintando em casa e em seguida, no final de 1986, começou a ensinar pessoas da vizinhança. Nunca mais parou de fazer pintura em porcelana e também de ensinar técnicas artísticas. Dois anos depois já adquiriu seu forno Jung, para a queima de peças de porcelana. No ano seguinte, Irani começou a cursar Educação Artística, na Universidade de Cuiabá (Unic). Nesse mesmo ano, abriu a sua loja, que ainda era apenas voltada para porcelana. 

Sempre curiosa e em busca de aprender mais, sua reaproximação com a cerâmica foi por meio do Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo (CONTAF). Um dia chegou na loja um panfleto sobre o evento e ela decidiu ir em busca de aprender mais sobre fotografia em porcelana. Apesar de não ter encontrado nada sobre isso, após o CONTAF, Irani relembra que “deu vontade de mexer com a argila, fazer cerâmica”. Começou de forma autodidata, mas fez alguns cursos. Entre eles, um com a ceramista Regina Vellozo, o que despertou mais ainda seu interesse. Além disso, o que também a “instigou” a seguir nessa área foi conhecer a ceramista Leonice da Silva, que é do Coletivo Ceramistas do Mato, no qual Irani também passou a ser uma das integrantes. Com ateliê em Cuiabá, Irani se dedica à produção de peças figurativas e utilitárias em cerâmica, pintura em porcelanas, fotos em porcelanas e também na venda de produtos para cerâmica.

Post anterior

Rosylene Pinto

Adicionar Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *