EXPOSIÇÃO VIRTUAL: Via Sacra Contemporanêa

02 abr

Em 2009, cinco artistas mato-grossenses, Adir Sodré, Benedito Nunes, Gervane de Paula, Jonas Barros e Regina Penna, presentearam o público cuiabano com quinze telas retratando o caminho de Jesus Cristo até a cruz. As 15 obras compuseram a exposição de curta duração “Via Sacra Contemporânea”, que teve curadoria de Aline Figueiredo e ficou exposta no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MAS-MT), no período entre o dia 17 de dezembro de 2009 até o dia 28 de fevereiro de 2010.

Além da exposição, o projeto “Via Sacra Contemporânea”, produziu também um painel com a reprodução de 13 das 15 telas no muro de entorno do MAS-MT. A produção do painel foi feita pelo designer Augusto Figliaggi, responsável por unir de forma harmoniosa as telas e o artista Luzinan Alves de Oliveira, responsável pela pintura. Esse projeto, que deu vida ao muro do complexo arquitetônico Seminário da Conceição foi uma iniciativa da Ação Cultural – Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso, que participou do Edital Arte e Patrimônio 2009, iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por meio do Paço Imperial, com patrocínio da Petrobras e ainda integrado ao Brasil Arte Contemporânea, do Ministério da Cultura.

Em celebração da semana santa de 2021, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, retorna com a exposição “Via Sacra Contemporânea” que está disposta no salão de exposições de curta duração do museu. Entretanto, em comprimento ao Decreto Municipal Nº 8.372 de 30 de março de 2021, que impõe medidas restritivas para prevenir a disseminação da COVID-19, o museu se encontra de portas fechadas até o dia 09 de abril. Sendo assim, disponibilizamos em todas as nossas mídias sociais a exposição em formato digital até que possamos recebê-los novamente.