Museu de Arte Sacra pede apoio para criar obras em 3D

22 jan

A campanha visa a inclusão daqueles que precisam do toque para enxergar; a meta é arrecadar R$ 42 mil

A diretora do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT), Viviene Lozi, iniciou uma campanha de doação com o objetivo de arrecadar recursos para a fabricação das principais obras do museu em 3D, com o intuito de tornar o espaço cultural acessível para pessoas portadoras de deficiência visual.

O projeto “Museu de Arte Sacra em 3D” começou a ser pensado em abril de 2020 em parceria com o professor Maurício Oliveira do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso, instituição também parceira da ação. Ele é fundador Lab.AU, laboratório que tem acesso a diversas ferramentas contemporâneas de fabricação, incluindo a impressora 3D, que será usada para fazer as réplicas em miniatura do museu.

A diretora conta que a meta da campanha é arrecadar R$ 42 mil até o dia 25 de fevereiro. Ela explica que o projeto é “tudo ou nada”, isso porque a iniciativa é uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que estipula o prazo de 36 dias para que haja engajamento e os criadores consigam bater a meta estipulada. No entanto, caso isso não ocorra, todo o dinheiro arrecadado será devolvido aos doadores.

Conseguindo receber os R$ 42 mil em doações, o banco aplicará o valor duplicado da arrecadação, adicionando mais R$ 84 mil e totalizando os R$ 126 mil, valor necessário para que a ideia saia do papel e torne o museu de Mato Grosso o primeiro a ter este equipamento de acessibilidade no Estado.

“É muito importante os espaços se adequarem a esse público, principalmente os espaços de cultura, museu, teatro, para que a gente possa de fato fazer essa inclusão, porque só assim os locais serão para todos”, afirma a diretora.

Já com o intuito de incentivar ainda mais os doadores, Viviene conta que aqueles que se disponibilizarem a ajudar poderão receber recompensas de acordo com o valor doado no site da Benfeitoria. Os benefícios vão desde cartões postais, imãs, camisetas, peças em 3D, dentre outros mimos personalizados do MASMT.

História acessível

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso foi fundado em 1980 e é considerado um dos mais importantes monumentos de estilo eclético que exibe combinações de elementos que podem vir da arquitetura clássica, medieval, renascentista, barroca e neoclássica.

No local estão reunidas diversas peças do período setecentista, remanescentes da antiga Catedral do Bom Jesus de Cuiabá, demolida em 1968, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Nossa Senhora dos Passos. Além do acervo pessoal do bispo Dom Francisco de Aquino Corrêa e peças de doações particulares.

Com um acervo rico em diversidade e beleza, as visitas ao museu levam seus espectadores a uma verdadeira viagem no tempo. Com peças preservadas e cuidadas, Viviene afirma que o local é repleto de memória e incentiva políticas que contemplam ações educativas, culturais e de pesquisa ao público visitante.

O local se reinventou durante a pandemia do novo coronavírus e criou uma plataforma digital, para visitação virtual 360°, para manter o afastamento social. A iniciativa do museu em terceira dimensão segue o mesmo parâmetro de inclusão e incentivo à cultura.

A diretora do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, Viviene Lozi

“É de fundamental importância que a gente também possa comunicar com todos os nossos sentidos, principalmente nos espaços de memória, para que ele possa se tornar acessível às pessoas com deficiência visual e também para aqueles que são autistas ou tem síndrome de Down. A impressão é mais didática e necessária para quem tem necessidade de ver o Mundo com as mãos”, explica.

Caso a meta seja alcançada até o 25 de fevereiro, a ideia é que o primeiro semestre desse ano seja utilizado para a confecção das peças em 3D, já que é um processo delicado e demorado. E, já no segundo semestre de 2021, as réplicas em miniatura estejam disponíveis no museu.

Com campanha que começou na última terça-feira (19), a diretora do MASMT espera tocar o coração e mobilizar o máximo de pessoas possíveis.

“Só posso pedir para que a sociedade entenda esse projeto como algo importante, inclusivo para pessoas com deficiência visual e aqueles que precisam do toque para entender a história do nosso povo. Por isso, a gente pede à população que façam essa colaboração para que possamos ter um museu disponível para todos e que colaborem na plataforma de doação”, finaliza.

O museu também disponibiliza dois números de contato para àqueles que quiserem tirar dúvidas: (65) 3056-137

FONTE: MidiaNews