VOCÊ SABIA? | SÃO FRANCISCO DE ASSIS

19 nov

Você Sabia?

Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis (Assis, 1181 ou 1182 — 3 de outubro de 1226), foi um frade católico nascido na atual Itália. Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo.

Com o hábito da pregação itinerante, quando os religiosos de seu tempo costumavam fixar-se em mosteiros, e com sua crença de que o Evangelho devia ser seguido à risca, imitando-se a vida de Cristo, desenvolveu uma profunda identificação com os problemas de seus semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo.

Sua atitude foi original também quando afirmou a bondade e a maravilha da Criação num tempo em que o mundo era visto como essencialmente mau, quando se dedicou aos mais pobres dos pobres, e quando amou todas as criaturas chamando-as de irmãos. Alguns estudiosos afirmam que sua visão positiva da natureza e do homem, que impregnou a imaginação de toda a sociedade de sua época, foi uma das forças primeiras que levaram à formação da filosofia da Renascença.

O Dia de São Francisco de Assis é comemorado anualmente em 4 de outubro, ela é lembrado como o Santo padroeiro dos animais e da natureza, também conhecido por ser o santo dos pobres.

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso tem em exposição uma imaginária de São Francisco de Assis do século 18, feita em gesso, remanescente da Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá, uma curiosidade sobre está peça é que ele está sendo representado utilizando um capuz. Seu olhar é voltado para baixo e sua face é serena.

English Version

Did you know?

Giovanni di Pietro di Bernardone, better known as Saint Francis of Assisi (Assisi, 1181 or 1182 – October 3, 1226), was a Catholic friar born in modern Italy. After a restless and worldly youth, he turned to a religious life of complete poverty, founding the begging order of the Friars Minor, better known as Franciscans, who renewed the Catholicism of their time.

With the habit of itinerant preaching, when the religious of his time used to settle in monasteries, and with his belief that the Gospel should be followed to the letter, imitating the life of Christ, he developed a profound identification with the problems of his fellow men and with the humanity of Christ himself.

His attitude was also original when he affirmed the goodness and wonder of Creation at a time when the world was seen as essentially evil, when it dedicated itself to the poorest of the poor, and when it loved all creatures by calling them brothers. Some scholars claim that his positive view of nature and man, which permeated the imagination of the whole society of his time, was one of the primary forces that led to the formation of Renaissance philosophy.

St. Francis of Assisi Day is celebrated annually on October 4, she is remembered as the patron saint of animals and nature, also known for being the saint of the poor.

The Museum of Sacred Art of Mato Grosso has on display an imaginary of 18th century São Francisco de Assis, made of plaster, reminiscent of the Senhor Bom Jesus de Cuiabá Cathedral, a curiosity about this piece is that it is being represented using a hood. His gaze is turned downward and his face is serene.