Ibram participa de semana dedicada a museus no TikTok

27 jul
Parceria inédita entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o aplicativo TikTok promove a campanha #MuseuSemFronteiras entre os dias 27 de julho e 2 de agosto.
Já realizada em países da Ásia e da Europa, a campanha contará com a participação de 12 instituições brasileiras em uma semana inteira dedicada a lives de museus na plataforma de vídeos.
Os usuários do aplicativo poderão acompanhar os variados conteúdos preparados pelas instituições – que vão desde temas como racismo e higiene até um passeio noturno com música e poesia. A ideia é matar a saudade do passeio cultural, já que todos os museus seguem fechados devido à pandemia da Covid-19. Quem também quiser aderir à campanha poderá postar seus próprios vídeos com dados, curiosidades, memórias e experiências de suas visitas usando a hashtag #MuseuSemFronteiras.
“A parceria com o TikTok demonstra a força e o impacto cultural dos museus brasileiros e da cultura em geral. Esta parceria é uma iniciativa importante no sentido de potencializar a visibilidade dos museus, que são espaços de construção de memórias e de transformação social. Agradecemos, em nome do Ibram, o TikTok e toda equipe envolvida nesta ação. Agradecemos também aos museus participantes, que toparam esse desafio e que, não só representam cada instituição participante, mas como também os mais de 3,800 museus localizados nas cinco regiões do país”, conta Ana Lourdes Costa – Coordenadora de Promoção e Gestão da Imagem Institucional do Ibram.
Para o representante do aplicativo no Brasil, a parceria com o Ibram reforça a vocação de Tiktok de ser um aplicativo que fornece aos usuários novas experiências por meio de um conteúdo diversificado, educativo e criativo. A campanha faz parte de um projeto global da plataforma para aproximar o público dos museus fechados durante a pandemia e já aconteceu em outros países.
Entre os participantes estão o Museu Regional de Caeté (MG), o Museu Imperial (RJ), o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MT), o Museu Índia Vanuíre (SP), o Muquifu (MG), o Museu Casa de Portinari (SP), o Museu Histórico Nacional (RJ), o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (RS), o Museu do Pão (RS), o Museu da República (RJ), o Museu Felícia Leirner (SP) e o Museu do Ouro (MG).  Todas as lives serão exibidas nas páginas das próprias instituições no TikTok e terão entre 30 minutos e 1 hora de duração. A agenda completa com horários e temas segue abaixo.

Programação:

• 27 de julho, às 15h, Museu Imperial (@museu.imperial)
    Tema: Complexo Jardins – Palácio Imperial de Petrópolis
  • 27 de julho, às 16h, Museu Regional de Caeté  – @museu_regional_de_caete
    Tema: Museu nos Trezentos anos de Minas
  • 28 de julho, às 14h (no horário de Brasília e às 13h no de Mato Grosso), Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (@museudeartesacramt)
    Tema: Altares Neoclássico e Barrocos do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso.
  • 28 de julho, às 15h30, Museu de Índia Vanuíre (@museuindiavanuire)
    Tema: Conheça o Museu Índia Vanuíre e seus bastidores!
  • 29 de julho, às 14h, Muqifu (@muquifu)
    Tema: Audiovisual de favela
  • 29 de julho, às 19h, Museu Case de Portinari (@museucasadeportinari)
    Tema: “Uma Noite no Museu” – Como será o Museu à noite? Como é a casa banhada pela lua, o jardim sem a revoada dos pássaros. Todas essas curiosidades serão apresentadas na live. Os educadores mostrarão detalhes do Museu Casa de Portinari com um olhar noturno, em um passeio repleto de música e poesia.
  • 30 de julho, às 15h, Museu Histórico Nacional (@museuhistoriconacional)
    Tema: “Uma pequena sábia” ou “uma grande louca”: Sophia Jobim, uma indumentarista dos trópicos.
  • 31 de julho, às 10h, Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (@museudapucrs)
    Tema: O espaço de exposição do Museu
  • 31 de julho, às 15h, Museu do Pão (@moinhocolognese)
    Tema: A cultura, a memória e a panificação no coração do Caminho dos Moinhos, uma apresentação do Museu do Pão, da Escola de Panificação e do Moinho Colognese: os prêmios nacionais e internacionais, os projetos de preservação de patrimônio material e imaterial, e o impacto desse conjunto de ações no turismo da região do Vale do Taquari.
  • 31 de julho, às 16h30, Museu Felícia Leirner (@museufelicialeirner)
    Tema: Do portão aos bastidores: quem dá vida ao Museu?
  • 1º de agosto, às 16h, Museu da República (@museudarepublica)
    Tema: A educadora do museu da República e historiadora, Ana Paula Zaquieu, e a artista e ativista, Panmela Castro, conversam sobre o papel dos museus na luta contra o racismo
  • 2 de agosto, às 15h, Museu do Ouro (@museudoouro)
    Tema: Jogo Guardiões do Museu do Ouro

Sobre o TikTok

O TikTok é um aplicativo gratuito, no qual seus usuários podem postar vídeos de até um minuto, utilizando músicas e filtros disponíveis no aplicativo. Com a missão de inspirar criatividade e trazer alegria, o TikTok possui escritórios globais, incluindo Los Angeles, Nova York, Londres, Paris, São Paulo, Berlim, Dubai, Mumbai, Cingapura, Jacarta, Seul e Tóquio.

No último ano, foi um dos aplicativos com maior número de downloads no mundo e o Brasil está entre os países com o maior número de usuários.